Representantes da direção administrativa do Hospital Ferreira Machado (HFM), do Hemocentro Regional de Campos (HRC) e de diversas secretarias municipais se reuniram, nesta sexta-feira (29), para dar início aos preparativos da Semana do Doador de Sangue e celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. O encontro teve como objetivo principal organizar o evento para aumentar a conscientização sobre a importância das doações de sangue e promover uma maior adesão a causa. A organização do evento também conta com a participação ativa da primeira-dama do município Tassiana Oliveira, que está engajada com as ações do Hemocentro.
Este ano, a programação terá um alcance mais amplo, começando com a presença da Unidade Móvel do Hemocentro para coleta de sangue das 08h às 15h, que estará estacionado no pátio da Prefeitura nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em colaboração com a Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia.
A subsecretária de Educação, Rita Abreu, destacou que durante a semana do doador algumas atividades de conscientização serão aplicadas nas escolas. "A ideia é envolver todas as secretarias para aumentar a participação nas doações de sangue. Isso representa uma excelente oportunidade para todos os funcionários e a população local. As ações incluirão iniciativas de conscientização nas escolas, incentivando pais e alunos a participarem. Uma das atividades será a realização de um concurso de desenho nas escolas com o tema “Traga seu super-herói para salvar uma vida”, que incluirá uma exposição dos desenhos dos alunos com a participação de seus familiares", comentou.
A importância da doação contínua foi enfatizada pela diretora do Hemocentro, Sandra Chalhub. "Cada coleta externa deve atingir a meta diária de até 70 doadores. Alcançar esse objetivo será um grande ganho para toda a população que depende dessas doações. Devemos lembrar que doar sangue não causa dor e é uma parte vital da nossa realidade", disse.
Programação – A programação continuará no sábado, dia 25 de novembro, no Jardim São Benedito. As atividades começarão com uma corrida, partindo da Rua Marechal Floriano, passando pela Ponte da Lapa e retornando ao Jardim, das 07h às 08h. Em seguida, haverá uma programação que se estenderá até as 13h, oferecendo um dia inteiro de atividades voltadas para os doadores e apoiadores, incluindo aulas de yoga e dança, aferição de pressão arterial, massagens e café da manhã.
Durante o evento, será lançado o novo cartão do doador, que será confeccionado e entregue pelo prefeito Wladimir Garotinho. Além disso, os 150 primeiros inscritos na corrida receberão camisetas e kits personalizados como reconhecimento pelo apoio. As bandas da Secretaria de Estado de Educação (Seduct) e da Guarda Civil Municipal (GCM) também estarão presentes. O evento também contará com o apoio de empresas e instituições de Campos.
Também participaram da reunião o secretário de Comunicação Social, Sérgio Cunha; a coordenadora do Hemocentro, Milena Chalita; o coordenador da Fundação Cultural Oswaldo Lima (FCJOL), Fábio Matos; a jornalista e assessora da Secretaria Municipal de Saúde, representando o secretário de Saúde, Paulo Hirano, Veronica Mattos; o coordenador da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Eraldo Modesto; a secretária Municipal de Serviços Públicos, Simone Ferreira; e a secretária dos superintendes da Fundação Municipal de Saúde, Djanane Caldeira.