Autoridades e formandos que participaram dos primeiros cursos de qualificação profissional, realizados por meio da parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, são unânimes em afirmar que o Programa Qualifica Já é importante para aumentar as chances de retorno ao mercado de trabalho, bem como para dar oportunidade aos jovens de conquistar o primeiro emprego no setor offshore na atividade de montagem com certificação da NR-35.
O chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, Flávio Amieiro, que representou o secretário da pasta, Hugo Leal, ressaltou durante a solenidade de formatura no átrio da Câmara, na tarde desta sexta-feira (29), que a implantação do Programa Qualifica Já não foi fácil. Ele agradeceu ao prefeito Wladimir Garotinho pela parceria para viabilizar o programa e pediu apoio para realizar outros cursos para o setor offshore em Campos.
“Entendo que entrar na política só é válido se for para transformar a vida das pessoas. Por isso, junto com os secretários de Hugo Leal e Vinícius Farah (secretário de Estado Desenvolvimento Econômico), pensamos em começar a realizar cursos na área de petróleo e gás porque desde a crise de 2015, com a crise de petróleo e mais o recrudescimento da crise por causa da Covid, muitas empresas perderam contratos e temos mais de 45 mil pessoas do setor offshore desempregadas”, analisou Amieiro.
Flávio Amieiro ressaltou a importância da certificação para os trabalhadores e considerou que os cursos de Heut e Salvatagem são o passaporte para o trabalho offshore.
“Agora com a retomada do setor, muitos trabalhadores estão sem a certificação e, em parceria com as Prefeituras estamos proporcionando oportunidades para a certificação e para o primeiro emprego. Embora pareça tarefa simples, mas não é. Contamos com a ajuda de muita gente se torna possível e quero agradecer ao Prefeito que tem muito nos ajudado e tenho certeza que ele vai nos ajudar a realizar os cursos de Heut e Salvatagem para avançarmos porque esses cursos são passaporte para embarcar nas plataformas”, declarou Fábio Amieiro.
O Secretário de Qualificação e Emprego, Robson Barbosa também agradeceu aos gestores do Estado pela confiança na parceria.
“Dói quando recebemos na secretaria pessoas em busca de oportunidade e que relatam que não têm ninguém da sua família trabalhando. Mas quando a gente tem a oportunidade de ver a Prefeitura e o Governo do Estado com a sensibilidade de promover a qualificação para que as pessoas tenham oportunidade de trabalhar, o sentimento é de muita alegria”, declarou Robson Barbosa.
O vereador Hélio Nahim falou da importância das políticas de cunho social e fez deferência ao Prefeito pela iniciativa da parceria com o Estado para a empregabilidade. Já para Felipe Pessanha Fidelis Mota, a oportunidade de receber qualificação com certificação, após concluir os cursos de Técnicas em Montagem de Andaimes e NR-35, aproxima o sonho de ingressar no mercado offshore em realidade.
“Eu sonhava em ter condições de fazer curso para atuar profissionalmente no setor offshore. Tenho experiência na área de corretagem, mas desejo ingressar na nova área. Agora, com a qualificação e o certificado, estou dando o primeiro passo para a realização do meu sonho. A inciativa da Prefeitura em buscar parceria com empresas e o governo do Estado para ajudar a empregar os desempregados é muito importante”, analisa Felipe Pessanha.