A Orquestra de Violões e o Coral Doce Canto da 3ª Idade de Campos encantaram o público durante apresentação de encerramento do evento “A Atenção à Pessoa Idosa pela ILP (Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas)”, realizado na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), nesta segunda-feira (02), em comemoração ao Dia Internacional do Idoso – 1º de outubro – e aos 20 anos do Estatuto do Idoso. Ao todo, 78 idosos do Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré, em Campos, participaram da apresentação. Várias autoridades estavam presentes no evento.
Entre os temas debatidos, os avanços de políticas públicas nos 20 anos do Estatuto do idoso. “É sempre importante debater temas que podem de alguma forma contribuir para que os direitos dos idosos possam ser cumpridos e hoje foi uma ótima oportunidade para troca de ideias e para consolidar parcerias não só com Ministério Público, mas com com o Governo do Estado e outras autarquias”, disse a subsecretária Rosilani Tavares.
A subsecretária comemorou a participação da Orquestra de Violões e do Coral Doce Canto no encerramento do evento. “Nada melhor que celebrar o Dia Internacional do Idoso e os 20 anos do Estatuto com o nosso coral e orquestra, que foram gentilmente convidados para encerrar este evento”, destacou a subsecretária.
“Agradecemos a participação do coral e da orquestra no encerramento do nosso evento. Foi belíssimo poder contar com os idosos de Campos que nos brindaram com tamanha beleza que foi a apresentação dessas músicas”, disse a promotora de Justiça Cristiane Branquinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa (CAO idoso/MPRJ), e representante do Núcleo de Envelhecimento Humano da UERJ – NEH.
O secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, agradeceu à Prefeitura de Campos.
“Quero agradecer a presença de todos o apoio da Prefeitura de Campos, da subsecretaria de Campos. A gente tem uma parceria e, em breve, estarei em Campos conhecendo as políticas públicas desta linda cidade. Hoje, iniciamos muito bem o mês de outubro, onde vamos ter diversas atividades. Temos uma parceria muito forte com o Ministério Público Estadual, com a Dra. Cristiane Branquinho e a gente discutiu exatamente isso: os avanços do Estatuto do Idoso, que está comemorando 20 anos. Tivemos alguns avanços, mas ainda temos muito que percorrer. Pode ter certeza que a nossa política estadual é uma diretriz do governador Cláudio Castro para a gente melhorar e levar políticas públicas aos nossos idosos de todos os 92 municípios”, ressalta o secretário.
O deputado federal, Bebeto, membro da Comissão do Idoso na Câmara Federal, destacou o trabalho realizado em Campos. “Vim parabenizar a Prefeitura de Campos, na pessoa da subsecretária Rosilani, por essa atenção especial que tem dado à Melhor Idade. Sou membro da Comissão do Idoso na Câmara Federal e estamos lá para defender o Estatuto do Idoso em todo o Brasil para que se aplique tudo que está lá para que possa proteger e dar atenção aos idosos. Queria parabenizar o prefeito Wladimir Garotinho. Fui em Campos, conheci o trabalho. Podem contar com meu apoio para defender, principalmente, o Estatuto do Idoso. Nos últimos 20 anos, avançamos muito com ele”.
O evento também contou com a participação da representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Sandra Rabelo, além da superintendente da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado Integeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável, Lícia Mattesco.
“Eu ficava deitado, de perna para cima o dia todo com as piores dores. Graças a Deus, levantei a cabeça e vim para o Rio com o grupo que me acolheu. Estou aqui com meus amigos e irmãos e estou felicíssimo da vida por fazer essa linda apresentação. Isso era tudo que eu queria”, disse sorrindo o aposentado João Batista, 63 anos.