O Mês das Crianças foi aberto oficialmente nesta terça-feira (03) com a presença de centenas de crianças no Teatro Trianon.
Na plateia, os assistidos de todos os 26 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A programação especial foi repleta de atrações, como apresentação das peças “Carolina Maria de Jesus” e “Todas as Cores”, da Escola de Práticas Artísticas (EPA), além de show de mágica com a Caravana da Alegria, presença de personagens infantis e um lanche especial.
O evento foi prestigiado pela primeira-dama Tassiana Oliveira e pelo secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
“Que manhã especial. O espetáculo de hoje foi feito especialmente para cada uma dessas crianças. Elas precisam de inspiração sempre. Eu queria dizer que eles precisam sonhar e acreditar. Campos é terra de muitas pessoas importantes, como Mercedes Baptista, a campista que foi uma bailarina campista e a primeira negra a integrar o Corpo de Baile do Teatro do Rio de Janeiro. Temos ainda o presidente Nilo Peçanha, que era de Morro do Coco. São muitas inspirações”, pontuou Tassiana.
“É importante conceder benefícios, mas trabalhar com criança é muito gostoso. Eu gostaria de parabenizar todas essas crianças lindas e todas as equipes que nos dão suporte para a realização desse evento maravilhoso”, disse o secretário.
Cerca de 350 crianças participaram da programação, como Marley dos Santos, de 11 anos, que é assistida do SCFV de Martins Lage, e aprovou a programação.
Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação
“Tem muita brincadeira e está sendo muito bom. A gente saiu um pouco do projeto e veio para cá, então eu gostei demais”, disse a estudante.
De acordo com a técnica responsável pelo Serviço, Deborah Carvalho, a ideia surgiu para levar as crianças para um mundo cultural que às vezes é desconhecido. “Muitas crianças nunca vieram ao Trianon, então é importante realizar atividades culturais para que eles possam participar. É uma atividade que permite que eles saiam do Serviço e conheçam outro mundo”, explicou.
Samuel Luiz, de 9 anos, que é do SCFV do Parque Aeroporto, estava muito animado em poder encontrar os personagens infantis que ele gosta.
Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação
“Tem o Woody, o Bolofofo e o Bob Esponja. São todos que eu gosto. Para mim é um lugar mágico, porque tem todos os personagens que eu amo”, disse o pequeno.
As peças foram encenadas pelos alunos da Escola de Práticas Artísticas (EPA), projeto que é promovido pelo Departamento de Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A montagem “Carolina Maria de Jesus para Além do Olhar” contou a trajetória da escritora mineira Carolina Maria de Jesus.
Já o espetáculo “Todas as Cores” foi uma junção de músicas e poesias sobre a importância das cores na vida e no dia a dia.
“O projeto EPA tem a proposta de despertar o fazer teatral. Ter as crianças do SFVC aqui é uma soma importante ao nosso trabalho. Foram duas montagens importantes que serão, com certeza, marcantes para essas crianças no Mês da Criança, porque as peças são a chama da esperança para não desistir”, disse a coordenadora do Teatro de Bolso e professora da EPA, Neusinha da Hora.
O SCFV é ligado à SMDHS e possui um caráter preventivo, protetivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários. O serviço é ofertado de modo a garantir a segurança da acolhida nos espaços municipais, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.