Notícia no detalhe
Núcleo de inseminação artificial também em Rio Preto
O 6º núcleo de inseminação artificial, inaugurado pela Secretaria de Agricultura e Pesca de Campos, foi instalado na localidade de Rio Preto para atender também a localidade de Morangaba e outros distritos do município. O núcleo é direcionado a pequenos e médios produtores rurais, criadores de gado leiteiro que, com o serviço, recebem embriões de espécies bovinas para inseminação em suas vacas e assim formar um novo rebanho de alta produtividade de leite.
Segundo o responsável pelo Departamento de Veterinária da Secretaria de Agricultura e Pesca, Marcelo Sales, os núcleos são implantados em locais onde a atividade de produção de leite já é desenvolvida. A inseminação é realizada com o intuito de melhorar a genética na pecuária leiteira e, consequentemente, aumentar a produção.
- Um inseminador trabalha diariamente no Núcleo de Inseminação Artificial para a melhoria do rebanho, que resulta em animais mais saudáveis, que necessitam de comer menos e com maior produção de leite. O processo evita também disseminação de várias doenças, já que, dessa forma, não há mais o contato do touro com a vaca. O rebanho tem o acompanhamento de veterinários da secretaria, que ficam no Núcleo de Inseminação - ressaltou.
Um outro mecanismo de inseminação foi adotado pela secretaria, a Inseminção Artificial em Tempo Fixo (IATF), que seria um processo totalmente programado, que possibilita o atendimento de outras localidades. “Antes, a inseminação acontecia somente quando a vaca estivesse no cio, sendo que, em muitas situações, o veterinário não tinha tempo hábil de chegar à localidade e, com isso, a inseminação não era realizada. Com essa técnica de IATF, nós fazemos a indução com hormônio na vaca e marcamos a data certa para fazer a inseminação. Assim, foi possível superar dois problemas: o atendimento aos distritos e melhoria na eficiência em locais onde já existe o polo”, salientou Marcelo.
Os núcleos já foram implantados em Dores de Macabu, Santa Maria, Morro do Coco, São Sebastião, São Martinho e Rio Preto. O proprietário que quiser solicitar o serviço de inseminação artificial da Secretaria de Agricultura deve entrar em contato com o inseminador da região, que vai até a propriedade fazer a inseminação. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura e Pesca, localizada na Avenida Presidente Vargas, 180, no bairro Pecuária; ou pelos telefones (22) 2732-4344 e (22) 2732-6400.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















