Notícia no detalhe
Núcleo de inseminação artificial também em Rio Preto
O 6º núcleo de inseminação artificial, inaugurado pela Secretaria de Agricultura e Pesca de Campos, foi instalado na localidade de Rio Preto para atender também a localidade de Morangaba e outros distritos do município. O núcleo é direcionado a pequenos e médios produtores rurais, criadores de gado leiteiro que, com o serviço, recebem embriões de espécies bovinas para inseminação em suas vacas e assim formar um novo rebanho de alta produtividade de leite.
Segundo o responsável pelo Departamento de Veterinária da Secretaria de Agricultura e Pesca, Marcelo Sales, os núcleos são implantados em locais onde a atividade de produção de leite já é desenvolvida. A inseminação é realizada com o intuito de melhorar a genética na pecuária leiteira e, consequentemente, aumentar a produção.
- Um inseminador trabalha diariamente no Núcleo de Inseminação Artificial para a melhoria do rebanho, que resulta em animais mais saudáveis, que necessitam de comer menos e com maior produção de leite. O processo evita também disseminação de várias doenças, já que, dessa forma, não há mais o contato do touro com a vaca. O rebanho tem o acompanhamento de veterinários da secretaria, que ficam no Núcleo de Inseminação - ressaltou.
Um outro mecanismo de inseminação foi adotado pela secretaria, a Inseminção Artificial em Tempo Fixo (IATF), que seria um processo totalmente programado, que possibilita o atendimento de outras localidades. “Antes, a inseminação acontecia somente quando a vaca estivesse no cio, sendo que, em muitas situações, o veterinário não tinha tempo hábil de chegar à localidade e, com isso, a inseminação não era realizada. Com essa técnica de IATF, nós fazemos a indução com hormônio na vaca e marcamos a data certa para fazer a inseminação. Assim, foi possível superar dois problemas: o atendimento aos distritos e melhoria na eficiência em locais onde já existe o polo”, salientou Marcelo.
Os núcleos já foram implantados em Dores de Macabu, Santa Maria, Morro do Coco, São Sebastião, São Martinho e Rio Preto. O proprietário que quiser solicitar o serviço de inseminação artificial da Secretaria de Agricultura deve entrar em contato com o inseminador da região, que vai até a propriedade fazer a inseminação. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura e Pesca, localizada na Avenida Presidente Vargas, 180, no bairro Pecuária; ou pelos telefones (22) 2732-4344 e (22) 2732-6400.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18