No Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado nesta terça-feira (10), a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) destaca as ações que vêm sendo desenvolvidas no município em prol das mulheres, principalmente, as que são vítimas de violência doméstica. E cita a rede de enfrentamento à Violência contra a mulher instalada no município.
Destaque para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM); Casa da Mulher Benta Pereira, abrigo sigiloso para mulheres em risco; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); núcleos do Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas); e a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, além de Promotoria de Justiça e Defensoria Pública. Em casos de denúncia, disque 180.
- Neste dia e, em todos os dias do ano, nossa missão é clara e inabalável: quebrar o ciclo de violência que afeta tantas mulheres em nosso país. Reconhecemos que a violência de gênero é uma realidade triste, alarmante e tem aumentado significativamente. É nosso dever nos empenhar para criar um mundo onde todas as mulheres possam viver livres de medo e opressão – afirma a subsecretária Josiane Viana.
Ela explica que, para alcançar esse objetivo, onde as mulheres sejam livres do medo, a subsecretaria implementou uma série de iniciativas abrangentes, entre elas, a criação de um grupo reflexivo para mulheres e, em breve, também para homens, principalmente, para aqueles que estão cumprindo a afastamento imposto pela medida protetiva, com o objetivo de conscientizá-los.
- Trabalhamos incansavelmente na conscientização, educando a sociedade sobre os diversos aspectos da violência contra as mulheres e promovendo a importância do respeito e da igualdade de gênero através do programa “Maria da Penha vai às Escolas”. Realizamos campanhas de sensibilização, também junto às empresas e comunidades para falar do ciclo da violência, assédio e dos nossos equipamentos e serviços que ofertam, apoios, entre outras iniciativas – informa a subsecretária.
Uma das campanhas mais importantes realizada pela equipe é o Dia Laranja, que está em conformidade com a Lei Municipal 9.201 que instituiu que todo dia 25 é dia de envolver e conscientizar a sociedade como um todo para o enfrentamento à violência contra a mulher. A data foi ampliada ao calendário mensal para sempre dar visibilidade ao tema, mobilizar o compromisso e exigir condições para que mulheres e meninas possam viver uma vida livre de violência. “Além disso, estamos comprometidos em fornecer apoio às vítimas de violência através do Centro Especializados de Atendimento à Mulher que sofre violência com apoios técnicos: jurídico, psicológico e social”.
- Temos a Casa Abrigo Benta Pereira para acolhimento das nossas assistidas, linhas de apoio telefônico, o funcionamento essencial da Patrulha Maria da Penha, comunicação diária divulgando nossos serviços e ações para as mulheres em nosso município. Tudo para ajudar as mulheres em situações de violência a buscar ajuda e justiça. Acreditamos que cada mulher merece o direito de viver com dignidade e segurança - destaca Josiane Viana, acrescentando que a subsecretaria também trabalha em parceria com outras instituições governamentais; não governamentais e a sociedade civil para fortalecer a rede de proteção às mulheres, com cursos de capacitação para gerar empregabilidade e independência financeira da mulher como o selo “Empresa Amiga da Mulher” e no Porto do Açu - onde, recentemente, abriram vagas para mulheres através do Programa POR TODAS.