Equipes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca se reuniram nesta terça-feira (10), com agricultores familiares de Campos para orientar sobre a participação no edital da Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da 2ª Cia de Infantaria do Exército Brasileiro. O secretário Almy Júnior destaca a importância do chamamento público para a compra de alimentos da Agricultura Familiar pelo Exército como uma oportunidade garantida para os agricultores do município comercializarem sua produção e aumentarem a renda.
“A secretaria de Agricultura vem atuando fortemente para criar condições para nossos agricultores poderem comercializar suas produções. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o PPSA, financiados pelo Governo Federal, são importantes formas de geração de renda. Nós auxiliamos a 2ª Cia na seleção dos produtos do edital, de forma a constar alimentos produzidos em Campos, e agora nos colocamos à disposição dos agricultores para que formulem propostas de venda que possam atender ao edital”, disse Almy.
A coordenadora do Departamento de Inspeção de Leite, Mel e Derivados, Gleiciane Pimentel passou as orientações sobre o edital do Exército. “Foi apresentado aos agricultores o edital, os produtos e vamos auxiliar esses agricultores na elaboração desse projeto, da proposta de vendas para atender o edital do Exército. Os agricultores acharam interessante fazer um único projeto, projeto de grupo informal, em que cada um coloca um produto que produz em sua propriedade, permitindo que todos possam ser contemplados no edital. A importância de fazer esse projeto em forma de grupo é que beneficia um número maior de produtores, a gente consegue atingir um número maior de produtores e um número maior de produtos a serem fornecidos ao Exército”, explicou a coordenadora.
CASA DO PRODUTOR RURAL – Por meio da Casa do Produtor Rural, equipes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca vem disponibilizando assistência técnica e gerencial, para auxiliar os agricultores familiares e pequenos produtores a melhorarem e diversificarem sua produção, além de regularizar cadastros, de forma a poderem participar de chamadas públicas para o fornecimento de alimentos a órgãos públicos, como os da Secretaria de Educação, pelo PNAE, e do Exército e do IFF, pelo PAA, que foram realizados este ano.
Francisco Carlos Fortunato, produtor rural de Zumbi dos Palmares, no Núcleo 4, em Campelo, é pecuarista e produtor rural e disse que foi contemplado em edital do PAA em Campos e está confiante no do Exército. “A secretaria de Agricultura tem dado suporte ao produtor e ficamos felizes com isso. A gente que participou da reunião vai passar as informações para outros que não puderam participar. Esses programas de compra de alimentos por órgãos públicos, que quase não tinham em Campos, para a gente são como milagres. Essas compras, agora, estão sempre acontecendo, graças ao empenho da Secretaria de Agricultura, que dá assistência técnica aos produtores até na produção. Lá no nosso núcleo, a gente passou a produzir abacaxi, abóbora, laranja, já estamos recebendo de outro edital que entramos pelo PAA e isso tudo é ótimo porque temos a garantia da venda da nossa produção”, contou Carlos.
Também de Zumbi, Lucas da Silva Áreas, produtor rural e presidente da Cooperativa de Agricultores e Assentados de Campelo e Região (Coopscamp) fala da importância da assistência técnica prestada pela secretaria. "Hoje, se não fosse a Prefeitura, a gente ia estar passando por muito sufoco, sendo o principal deles o de ter de vender para atravessadores. Então, é muito importante poder participar desses programas de compras de alimentos, porque a gente fica com a certeza de que pode plantar, colher e de poder vender nossa produção por um preço justo”, concluiu Lucas.