Gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) receberam nesta semana uma equipe de 15 brigadistas treinados que integrarão as ações de segurança e combate a incêndios no Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital São José (HSJ) e Hospital Geral de Guarus (HGG). A iniciativa visa o enfrentamento adequado em situações de emergência nas unidades de saúde. A ação reflete o compromisso do prefeito Wladimir Garotinho com a segurança e o bem-estar da população.
Os serviços de Brigada de Incêndio da Empresa NaveBras Engenharia, com sede em Niterói, foram contratados por meio de licitação, a primeira realizada pela FMS para a formação de uma brigada composta por bombeiros civis. A presença de brigada de bombeiros em espaços com aglomeração passou a ser obrigatória por meio de uma lei estadual, sancionada em 2020, pelo governador Cláudio Castro. A lei abrange uma ampla gama de estabelecimentos, inclusive hospitais públicos e privados.
A abrangência na legislação motivou tanto os municípios, quanto às organizações do setor público e privado, a buscarem empresas capazes de atender à crescente demanda por serviços de brigada de incêndio. A equipe de brigadistas, agora implantada nas três unidades hospitalares da FMS, vai desempenhar um papel essencial na garantia de uma resposta eficaz em situações de incêndio, proporcionando conhecimento especializado para a equipe de servidores hospitalares.
“Essa ação é parte integrante do Plano de Prevenção e Emergência, cujo objetivo é capacitar funcionários, administração e prestadores de serviços para lidar com qualquer situação anormal que envolva vítimas, danos materiais ou ambientais. As medidas tomadas pela brigada devem minimizar danos e garantir a evacuação segura em caso de sinistro”, explicou o coordenador de Brigada da Empresa NaveBras Engenharia, Jorge Rodrigues.
O presidente da FMS, Arthur Borges, enfatizou a importância da atuação preventiva da Brigada de Incêndio, destacando que essa medida se tornará parte integrante da rotina dos hospitais. “Saber agir de maneira eficaz, rápida e preventiva é o principal objetivo da vinda da brigada para os principais hospitais da nossa rede”, disse.
Brigada de Incêndio – A Brigada de Incêndio é uma equipe treinada para controlar e combater incêndios nos estágios iniciais. Eles devem conhecer bem o ambiente, estar atualizados sobre procedimentos de evacuação e combate a incêndios. Nos casos em que a situação fugir ao controle de contenção, o Corpo de Bombeiros será acionado e o público hospitalar orientado sobre as rotas de fuga seguras para evacuação do prédio.
"A criação desse grupo em todas as áreas de saúde é de extrema importância, especialmente em estabelecimentos de saúde, onde a responsabilidade é ainda maior devido à situação atípica das pessoas que precisam ser evacuadas, muitas delas acamadas ou debilitadas", comentou o superintendente de Faturamento e Finanças, Filipe Mocaiber.
O superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, disse que a chegada da equipe proporciona uma sensação de maior segurança e tranquilidade. “Com a chegada da brigada, espera-se que haja um foco significativo em informação, conscientização e treinamento dos funcionários, contribuindo para a prevenção de sinistros e garantindo a segurança de todos”, afirmou.