A primeira-dama de Campos, Tassiana Oliveira, foi convidada a participar do Mulheres na Indústria do Norte Fluminense, o primeiro grupo de uma regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) a reunir empresárias e representatividades femininas da política com o objetivo de incentivar e promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho no setor industrial. Tassiana, que se reuniu com o grupo na noite desta terça-feira (17), destacou a importância da iniciativa para Campos.
"Fiquei honrada com o convite e por participar desse encontro, porque eu acho que, além da gente estar discutindo políticas para a mulher, essa troca de ideias e experiências nos fortalece, pois ninguém trabalha bem sozinho e sempre é importante buscar parcerias para capacitar e qualificar as pessoas para que elas possam se realizar profissionalmente e não dependerem da ajuda do gpverno. Eu me sinto confortável representando o município nesse grupo, porque o governo Wladimir abraça a causa das mulheres. Desde o dia em que surgiu a possibilidade de se tornar prefeito, ele criou um grupo com mais de 60 pessoas para pensarem e apresentarem propostas para transformar Campos. E uma das coisas que Wladimir pensou foi uma pasta específica para a mulher. Temos trabalhado muitas políticas para as mulheres atendidas em nossa rede, temos ampliado a nossa rede de apoio e com o mesmo propósito do Mulheres na Indústria, que é de possibilitar que as mulheres sejam empoderadas, se desenvolvam em todas as áreas, sejam valorizadas e capazes de administrarem bem suas vidas. A gente ainda vive uma cultura machista e participar de um grupo que busca especificamente trabalhar o empoderamento da mulher, qualificar, treinar e preparar a mulher para ocupar o cargo que deseja, para se destacar no mercado de trabalho, inclusive em cargos de liderança e em funções geralmente ocupadas por homens, é uma grande honra", declarou a primeira-dama.
A coordenadora do Mulheres na Indústria Norte Fluminense, Monalisa Crespo, explicou que o grupo reúne mulheres representantes de diferentes segmentos da indústria.
"O objetivo é capacitar as mulheres, oferecer cursos e possibilitar o treinamento, a parte prática, nas empresas do setor, para que possam experimentar inclusive sua liderança no trabalho. Então, a gente capacita, a gente tenta fazer o treinamento, tudo para poder preparar essa mulher para o mercado de trabalho, o que ainda é um desafio, especialmente em cargos de liderança. A gente traz várias empresas, especialistas em diferentes áreas, como em marketing e finanças, consultores de moda e outros. A gente trabalha até a forma da mulher se expressar, se vestir, se apresentar para uma entrevista de trabalho. Contamos com representatividades femininas do Estado, de ministérios e pensamos em trazer município de Campos para perto. Então achamos fundamental ter a primeira-dama com a gente, conhecendo nosso projeto. Nós somos o primeiro grupo do Estado e precisamos mostrar que o interior é forte e que temos mulheres fortes, capacitadas, que serão muito bem sucedidas e vão se destacar no mercado de trabalho não só no nosso estado, mas em todo o Brasil", explicou a coordenadora.
Empresárias da indústria de Campos e profissionais da Firjan participaram da reunião e se disseram entusiasmadas com a presença de Tassiana. Houve troca de ideias, e até exposição de projetos a serem implementados pelas empresas e poder público.
Na reunião do Mulheres na Indústria do Norte Fluminense desta noite, estavam presentes, além de Tassiana, da chefe do Cerimonial da Prefeitura de Campos, Patricia Monteiro, e de Monalisa, as empresárias Josiane Viana (subsecretária de Políticas para as Mulheres); Eliane Azevedo; Gisela Menezes; Ana Paula Bessa; Joilça Bessa Barbosa; Jaqueline de Souza Bueno; a coordenadora de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu, Lucíola Marçal; e Patrícia Daldegan, coordenadora Norte e Noroeste da Firjan.