O Projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, elaborado pelo prefeito Wladimir Garotinho durante o mandato como deputado federal e que atualmente está ligado à prefeitura de Campos, segue com suas atividades nos 37 núcleos a todo vapor, levando qualidade de vida e inclusão social através da prática esportiva para várias localidades da cidade.
Um dos núcleos do projeto funciona na Praça do Parque Santo Amaro. Com aulas de futsal para a garotada e funcional para todas as idades, os alunos têm elogiado bastante o projeto, como a dona de casa, Deyse Louvain.
“Faço parte do projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida na Praça do Parque Santo Amaro todas às segundas e quartas às 7h. Confesso que no começo levantar cedo foi difícil, mas com o tempo e a melhora da cabeça o corpo acabou acostumando. Sou apaixonada por esporte, estava parada por um tempo e com a notícia correndo no bairro por conta do retorno do projeto, eu me perguntei: Por que não? Estava acordando muito mal e minha melhora foi notória. Hoje posso dizer que tenho mais ânimo e mais fôlego, podendo afirmar que o esporte faz diferença em nossas vidas”, destacou.
Quem também está feliz é a moradora Larissa Batista Monteiro, de 22 anos. Larissa afirma que o projeto era muito aguardado pelos moradores do bairro. “O projeto Movimento é Vida que a prefeitura nos proporcionou, está sendo muito importante na minha vida e de muitas outras pessoas, além de fazer bem para a nossa saúde. Ele nos dá uma qualidade de vida melhor e nos motiva cada vez mais a incluir a atividade física em nossa rotina. Só tenho a agradecer a prefeitura e principalmente ao nosso professor Yuri, que é dedicado e sempre está inovando nas atividades e nos incentivando cada dia mais a ter uma vida mais saudável”, afirmou.
Coordenador do Projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, Leonardo Mantena explicou que os moradores constantemente pediam atividades esportivas no bairro. “A Praça do Parque Santo Amaro está instalada em um ponto muito estratégico da nossa cidade, onde atende aos moradores do bairro, como também moradores do Parque São Caetano, Parque Tamandaré, Comunidade da Linha do Rio, Pelinca, entre outros bairros próximos. É motivo de muita gratidão ouvir depoimentos dessas mulheres, porque essa é a essência do nosso projeto, levar qualidade de vida e inclusão social através da prática esportiva para a população de Campos", explicou.
Professor do núcleo, Yuri Marques, mora no bairro desde que nasceu e agradeceu a oportunidade de poder trabalhar no projeto e ajudar a transformar vidas através do esporte. “O projeto é maravilhoso, pois proporciona mais qualidade de vida aos nossos moradores, de forma gratuita. É contagiante você ver nos olhos, nas falas dos seus alunos o prazer em estar praticando as atividades físicas. Tenho alunas e alunos de todas idades, e toda aula falam do projeto, da importância para vida deles e da melhora na saúde. Parabéns ao prefeito Wladimir Garotinho e ao coordenador Leonardo Mantena por pensarem no esporte, na saúde das pessoas e proporcionar essa oportunidade tão maravilhosa à população", acrewcentou.
As atividades no Parque Santo Amaro acontecem às segundas e quartas-feiras, em horários diferentes. O funcional ocorre às 7h e às 19h. Já o futsal para crianças e adolescentes acontece nos mesmos dias, entre 14h30 e 16h30. Para quem mora pela região e deseja se inscrever, basta comparecer a praça em um dos horários e levar RG, CPF, comprovante de residência.