A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, por meio do programa Casa do Produtor Rural, continua trabalhando para promover a regularização e criação de associações e cooperativas rurais em Campos. O secretário Almy Júnior explica que toda assistência é prestada aos agricultores familiares e pequenos produtores, que são aqueles que mais precisam do apoio do poder público.
“Para o município é central avançar no processo de regularização das organizações da agricultura, porque isso propicia a diversificação, a ampliação da escala, redução dos custos e melhoria do sistemas produtivos; gera oportunidades para a criação de agroindústrias, estimulando a geração de emprego e renda; fortalece a atividade agrícola e economia do município; além da promover o desenvolvimento sustentável do interior e ampliar a qualidade de vida para a população rural de Campos”, declara o secretário.
Almy detalha o trabalho prestado pela secretaria. “A Secretaria de Agricultura vem auxiliando os agricultores familiares, produtores rurais e suas organizações com ações de assistência para a regularização fundiária, documental e fiscal, o que permitirá que tenham acesso a créditos e financiamentos e outras políticas públicas. Orientamos, também, no uso de técnicas e insumos que lhes possibilitem diversificar e melhorar os sistemas de produção e, dessa forma, terem mais facilidade de acesso aos canais de comercialização, principalmente por meio do acesso aos mercados institucionais, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). E tudo isso se torna mais viável de se esses agricultores e produtores se organizarem, se associarem, desenvolverem a atividade por meio de associações rurais”.
A exemplo do trabalho citado pelo secretário, recentemente, em uma ação desenvolvida em parceria com a União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP), foi regularizada e voltou a funcionar a Cooperativa de Agricultores de Campelo e Região (COOPSCAMP). A gerente geral da UNACOOP, Margarete Texeira, agradeceu a parceria e destacou a importância do apoio que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, vem oferecendo aos agricultores.
“A missão da UNACOOP é representar, fortalecer e ajudar nossas organizações associadas. Junto com a equipe da secretaria de Campos que apoio o processo de regularização dando suporte presencial junto aos agricultores, nós fomos a Zumbi IV, realizar a entrega dos documentos da legalização da cooperativa, com as certidões, estatuto revisado e ata de posse da nova diretoria eleita. Estou muito feliz porque a cooperativa, agora, tem o certificado digital, e está pronta para a emissão de nota fiscal e já pode participar das chamadas públicas dos programas de compra institucional. Agora, vamos auxiliar na capacitação para emissão da nota fiscal, a trabalhar a gestão da cooperativa, e contamos com o apoio da secretaria de Agricultura no suporte presencial, na organização e planejamento da produção. É satisfatório saber que a Secretaria de Agricultura desenvolve esse trabalho voltado para organizações associativas, dando diversos tipos de apoio e assistência aos agricultores e ajudando a fortalecer a diretoria”, destacou a coordenadora geral da UNACOOP.
A COOPSCAMP estava irregular desde 2016 e hoje conta com aproximadamente 20 cooperados. Para o recém-eleito presidente da cooperativa do Núcleo IV do assentamento Zumbi dos Palmares, Lucas da Silva Areias, com a regularização e apoio que vem sendo dado pela Prefeitura, os cooperados têm grandes expectativas e projetos.
“As expectativas são muitas, porque nós sabemos que a cooperativa nos beneficiará de várias formas, desde o início, da plantação à colheita, na compra de insumos, nas nossas capacitações, até a comercialização. A UNACOOP nos ajudou muito e contamos muito também com a Prefeitura para a abertura de novas chamadas públicas, em que poderemos comercializar os alimentos que produzimos. Com esse apoio, a Prefeitura, está nos ajudando a andar com nossas próprias pernas e esse é um sonho de cada um dos cooperados da COOPSCAMP”, concluiu Lucas.