Peça de teatro, contação de história, música e desfile. Essas foram as principais atrações do segundo dia da X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aberta nessa quarta-feira (18). Pela manhã, o Ciep Carmem Carneiro animou a todos com a banda de fanfarra. A Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol de São Tomé, apresentou uma peça de teatro abordando a importância de cuidar do meio ambiente.
As atividades prosseguem até sexta-feira (20). Os alunos Júlia Barreto da Silva e Mateus Rangel Pessanha, da Escola Municipal Farol de São Tomé mostraram todo o talento através de uma apresentação musical. A Escola Municipal Antônia Lopes também apresentou um número musical.
A Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Santa Rosa, trouxe o tema da reciclagem nos seus três segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles apresentaram o desfile do lixo ao luxo, com vestidos feitos com papel higiênico, sacos de lixo e papelão confeccionado por alunos da EJA.
A gestora Daniely Pelicioni disse que a escola esteve presente em todas as edições da Semana. "A Semana de Ciência e Tecnologia é muito importante para que as escolas consigam mostrar os projetos que desenvolvemos junto aos professores e alunos. É essencial sairmos dos nossos muros e expôr para a comunidade tudo que é produzido. Assim como também é essencial que nossos alunos também possam ter a oportunidade de conhecer esse universo novo de troca de conhecimentos", disse Daniely.
Durante esses três dias, além de diversas atividades, também acontece a IX Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes (FEMUCTI) e a IV Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Ao todo, 91 instituições, sendo 61 unidades escolares participam das atividades.
ATRAÇÕES DA SEMANA
A Faculdade de Medicina de Campos (FMC) abordou um projeto juntos aos professores da Rede Municipal com oferta de exames para detectar problemas renais. As equipes vão até às unidades e coletam a urina dos profissionais.
Ainda no âmbito da saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE) está com stand de Vacinação Itinerante, projetos como orientação nutricional, saúde bucal, aferição da pressão arterial e glicemia capilar. Uma novidade foi a Escuta Solidária, na qual uma psicóloga do programa está fazendo escuta especializada.
Já a Vigilância Sanitária trouxe alimentos que devem ser muito bem analisados pela população antes de comprar, como queijos, leite, embutidos e produtos de limpeza. O veterinário e fiscal Flávio Soffiati fez o alerta. "É indispensável observar se o produto tem selo de inspeção, isso garante que o alimento pode ser consumido sem riscos. No caso dos produtos de limpeza caseiros é arriscado pois não trazem os componentes da fórmula e no caso de uma criança ingerir fica muito difícil saber como ajudar" , explicou.
UNIVERSIDADES
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF) também estão presentes na X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As instituições mostraram projetos desenvolvidos por professores e alunos.
A Uenf mostrou o Nudiba, núcleo de pesquisa criado em 2009, que trabalha com o desenvolvimento de insumos biológicos para Agricultura. Além disso, a universidade também mostrou o Jardim de Polinizadores, falando sobre a importância da polinização e a Coleção de cultura microbiana do laboratório de Biologia Celular e Tecidual, que usa as bactérias no crescimento de plantas, aumentando a produção sem usar fertilizantes químicos
No stand da UFF, os visitantes puderam conhecer o Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (Neea), que reúne pesquisadores com o objetivo de desenvolver estudos e análises na área de economia aplicada, além de treinar e capacitar jovens pesquisadores. O público também conheceu o Núcleo de Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e Política e Publicas (Nijup) que estuda as múltiplas infâncias existentes no território de Campos dos Goytacazes: o que as crianças têm a dizer do seu território?
No espaço do IFF, os alunos trouxeram experimentos de baixo custo que todo mundo têm em casa como vinagre, bicarbonato, leite, detergente e palha de aço. Os produtos têm reação químicas quando misturados ou friccionados da forma correta.