A Prefeitura de Campos esteve presente no Seminário Fluminense de Integração, Sustentabilidade e Desenvolvimento, evento realizado neste final de semana na cidade de Tanguá, na região do Grande Rio. A Prefeitura de Campos esteve representada pelo Secretário de Qualificação e Emprego, Robson Barbosa, que é coordenador Adjunto Norte/Noroeste Fluminense do Fortrab (Fórum Fluminense dos Secretários e Gestores de Tralho). Dentre as pautas, foi apresentada proposta de descentralização das verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), junto ao Ministério do Trabalho, para os municípios desenvolverem políticas de qualificação profissional e de geração de emprego.
Diversas autoridades participaram do evento, sendo a maior parte secretários da área de fomento e da empregabilidade que debateram a necessidade de buscar caminhos para a empregabilidade; a criação de politicas públicas nos municípios por meio de parcerias e interface entre órgãos do governo estadual, a União e empresas com o objetivo de fomentar a qualificação e a geração de empregos, conforme informa o secretário Robson Barbosa.
“O Fórum Fluminense de Secretários e Gestores de Trabalho é uma entidade recentemente criada com o propósito nobre de fomentar o emprego no interior do Estado do Rio. Tive a honra de ser direcionado para o cargo de Coordenador Adjunto do Fortrab nas regiões Norte e Noroeste Fluminense em função dos trabalhos que temos realizado na Secretaria de Qualificação e Emprego de Campos. Temos cumprido as diretrizes do Prefeito Wladimir Garotinho e avançamos na realização de parcerias com as secretarias de Estado de Trabalho e Renda e as secretarias de Estado de Desenvolvimento e a de Energia e Economia do Mar, assim como com empresas do Porto do Açu, de Campos e cidades da nossa região. O resultado tem sido a inserção de centenas de pessoas no mercado de trabalho. O Seminário em Tanguá teve excelentes pautas e, no médio prazo, Campos e outras cidades vão estar colhendo frutos”, destaca Robson Barbosa.
Também estiveram presentes o secretário de Trabalho de Nilópolis e presidente do Fortrab, Dudu Amorim; o secretário de Trabalho, Emprego e Renda de Seropédica e vice-presidente do Fortrab, Nelson Matos; e o secretário de Ciência e Tecnologia do município de Tanguá, Professor Paulo Renato Faria, representando diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, autarquias do Governo do Estado e instituições da sociedade civil, a exemplo do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e da Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro.
O secretário de Ciência e Tecnologia do município de Tanguá, professor Paulo Renato Faria, que representou o prefeito Rodrigo Medeiros, destacou dentre as pautas a discussão sobre a proposta de criação do Conselho Estadual de Secretários de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro. “Dentre as diversas pautas discutidas na reunião mensal do fórum de secretários municipais de trabalho e renda, o Fortrab, destacamos a criação de um conselho estadual de secretários da pasta. Um passo importantíssimo para conseguirmos a descentralização das verbas do Fundo do Trabalho, junto ao Ministério do Trabalho, junto à Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, para que os municípios possam desenvolver políticas de qualificação profissional e de geração de emprego e renda de acordo com cada arranjo produtivo local existente”, anunciou.