Profissionais da Secretaria de Saúde de Campos e de outros municípios da Região Norte Fluminense participaram, na quinta-feira (19), da capacitação intitulada de “Oficinas de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade”. O treinamento, que aconteceu na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), visa desenvolver um conjunto de ações visando alavancar as coberturas vacinais e melhorar a homogeneidade entre os municípios da federação.
A capacitação, que já aconteceu em todas regiões do Estado, foi ministrada pelo enfermeiro e gerente de Imunizações, da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), Valter Montes de Almeida. Segundo ele, o objetivo dessa atividade é justamente identificar as fragilidades de cada território municipal, trabalhá-las priorizando as áreas em que irá agir de forma mais rápida, construindo estratégias específicas a partir de um Plano de Vacinação.
“Essas ações vão estar sempre sendo reavaliadas e ajustadas ao cenário epidemiológico daquele momento, então se houver necessidade, o plano é ajustado e busca-se outras alternativas para combater os problemas que forem identificados no território”, disse Valter acrescentando que uma das preocupações do Ministério da Saúde, na atual gestão, está relacionada às baixas coberturas vacinais vivenciadas nos últimos 10 anos.
O gerente de Imunização reforça que o Brasil vive sob risco de reintrodução, por exemplo, da poliomielite, como vem acontecendo em países vizinhos. Também tem a questão do sarampo, que após perder o certificado de erradicação da doença, agora está buscando a recertificação.
“Isso envolve melhorar as coberturas, estimular que todos os municípios tenham coberturas de forma homogênea. Como o Estado tem 92 municípios, eu preciso que 70% deles tenham boas coberturas de vacinais”, reforçou Valter.
A coordenadora de Imunização de Campos, Amanda Carvalho, falou sobre a importância da capacitação. “Acho importante participar desse evento porque nos dá a oportunidade, como colaboradores, de aprimorar as competências técnicas e comportamentais que a gente vivencia. E acaba oferecendo também para nós novos conhecimentos, novas habilidades, melhor qualidade no atendimento, além de um olhar diferenciado à população, principalmente no âmbito da vacinação em que existem notas técnicas diferentes".
Leonardo Cordeiro, assessor técnico de Imunização, reforçou que com as propostas apresentadas na capacitação, será possível aprimorar as estratégias que vêm sendo desenvolvidas no município.
“A gente está com a cobertura da maioria das vacinas em torno de 60% e, então, é bastante preocupante a questão de algumas doenças erradicadas estarem voltando. A gente está tendo de recuperar a confiança da população nas vacinas para conseguir aumentar os índices, atingir nossa meta de 95% de cobertura vacinal na maioria das vacinas”, completou.
Além dos profissionais do setor de Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde de Campos, participaram da capacitação representantes São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis, Cardoso Moreira, Macaé, Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu.
“É sempre bom encontrar com os colegas de outros municípios, trocar experiências, dividir as dificuldades, porque eu acho que dificuldades têm em todos os níveis e, é bom a gente estar sempre atenta a isso. Espero que realmente funcione, porque quem gosta sempre aposta no melhor. Acho que a parte de prevenção de doenças imunopreveníveis, é a melhor parte da saúde pública, se não for a mais importante”, disse a coordenadora de Imunização de SJB, Rachel Alves Rebel. Ela atua na área há quase 40 anos.