Moradores de Murundu viveram um dia diferente neste sábado (21). Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a Prefeitura de Campos levou dezenas de serviços e atividades esportivas, pedagógicas e educativas, culturais e de saúde. Trata-se do Projeto Caravana da Educação que estacionou na Escola Municipal Isabel Maria Polônio Tavares.
Foto: Alício Gomes / Divulgação
O evento iniciou com apresentação da Banda da Seduct que animou e alegrou o dia dos moradores da localidade e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, acolheu a população e explicou que o projeto visa ofertar atividades diferenciadas para alunos, profissionais da Educação, pais e responsáveis, além da comunidade externa das unidades de abrangência do território escolar.
Foto: Alício Gomes / Divulgação
“Estamos trazendo a educação para mais perto da população, ao mesmo tempo, mostrando o que a Secretaria de Educação tem feito para melhorar o ensino em Campos. A Caravana da Educação garante ações educativas, cultura, lazer, recreação, educação em saúde, ciência, educação ambiental, esporte, entre outros serviços, por meio de um grande mutirão que contempla, gratuitamente, toda a família”, explicou Marcelo.
Camilla Pereira, compareceu ao evento com as 3 filhas que estudam na Escola Municipal Genésio Viana, em Santa Maria. “Foi tudo muito legal, muito bacana, pois ofereceram pra gente atendimentos muito interessantes. E esse evento está unindo as escolas da região. Gostei da matemática divertida pois acho que assim elas aprendem muito melhor a matemática, de forma mais fácil e se interessam mais em aprender. Também fui atendida pela equipe do PSE e achei importante porque, às vezes, algumas pessoas não conseguem ir ao posto de saúde e ter isso aqui ajuda bastante a gente”, declarou.
Edivania Mello, mãe da Mirella e do Heitor, estudantes do Colégio Isabel Maria Polônio Tavares,em Murundu, aprovou as atividades. “O projeto Caravana da Educação é muito importante para a escola e para a população, com várias atividades para as crianças, medição de pressão e glicose para a população, brincadeiras para as crianças, etc. Eu como mãe de alunos e moradora da localidade de Murundu, estou muito agradecida”, opinou.
Tatyana Coutinho, 31 anos, mãe de Laíza Coutinho de Carvalho, estudante na Escola Municipal Isabel Maria Polônio Tavares, em Murundu, concordou. “Essas ações são importantes, pois além de unir a comunidade, ajudam as pessoas, porque têm aferição de pressão, glicose, ensinam as crianças a entenderem sobre como cuidar dos seus dentes e várias atividades importantes para o desenvolvimento delas”, disse.
SERVIÇOS
De acordo com a assessora técnica da Seduct, Catia Mello, os profissionais levaram educação ambiental, muita leitura e contação de história na Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco.
Foto: João Paulo Oliveira / Divulgação
"Nessa edição, também contamos com Assistência Jurídica, Procon Vai à Escola, Qualificação e Emprego, Matemática Divertida (Eduten), sorteio de brindes, apresentações artísticas e muito mais", destacou.
Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Caravana também disponibilizou aferição de pressão arterial e glicemia capilar, segundo o coordenador do Programa, João Paulo de Oliveira.
Foto: João Paulo Oliveira / Divulgação
"Ofertamos, ainda, fôlderes informativos sobre higiene e saúde; prevenção de doenças na Infância, e hipertensão, teste sobre dependência da Internet (Namofobia), jogo das emoções para as crianças (Projeto Tudo Bem se Emocionar), projeto Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente - Dinâmica, jogos e orientações; orientação sobre escovação, distribuição de escova de dente; e Construindo Valores nas Escolas - Pintura, distribuição de Kits de Desenho trabalhando a temática", finalizou.