Notícia no detalhe
Orávio: Funcultura é privilégio de poucas cidades
A Secretaria de Cultura está regulamentando o Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura). A meta é desenvolver o Plano Municipal de Cultura e publicar editais para aprovação de projetos de todas correntes estéticas. Segundo o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, poucas cidades brasileiras possuem seu fundo. “Trata-se de um privilégio. Com o fundo, saímos na frente para resolver questões sobre a cultura e, também, na preservação do patrimônio arquitetônico", diz Orávio.
O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) em conjunto com o Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Município (Coppam) realizou na terça-feira (19), na Secretaria de Cultura, uma reunião para tratar do Funcultura.
- O Fundo é a providência mais importante da Prefeita Rosinha Garotinho no seu apoio à cultura. Através do Fundo, podemos criar políticas efetivas de apoio a todas as manifestações artísticas. Da literatura ao teatro; do cinema à videografia. Incluo, também, as manifestações culturais com registros históricos, como o jongo, a Cia. do Choro, o Boa Noite Amor, as quadrilhas de roça, a cavalhada, os bois pintadinhos, as escolas de samba União da Esperança e a Mocidade Louca – explicou o secretário de cultura, Orávio de Campos.
A reunião, presidida por Orávio, contou com a presença do secretário de Obras e Urbanismo, César Romero Braga; o procurador José Olímpio dos Santos Siqueira; o representante do Coppam, Humberto Neto das Chagas; a presidente da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; a secretária particular da prefeita Rosinha, Lindamara Silva; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; além de representantes do Concultura, Dione Baptista do Amaral Sardinha e Antonio Luis Baldan Gusmão (Concultura).
Centro Histórico – Na reunião também foi discutida a poluição visual do centro histórico, onde os comerciantes estão cobrindo os prédios com publicidade. Ficou decidido que a Secretaria de Cultura vai agendar um encontro com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Associação de Comerciantes e Lojistas da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), para discutir a questão. A Coordenadoria de Fiscalização e Postura será informada sobre possíveis exageros.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















