Levando em consideração que ações preventivas de saúde bucal reduzem o número de crianças com cáries, o Núcleo de Odontologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou, na manhã desta terça-feira (24), uma atividade com palestra, demonstração preventiva e orientação sobre a escovação e a higiene bucal para pais, responsáveis e crianças na Clínica da Criança. A ação é fruto da parceria com o Curso de Odontologia do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU).
Durante a palestra ministrada pelos universitários, foram abordadas medidas preventivas e orientações sobre a escovação correta e a dieta, com foco no controle do açúcar. A motivação e a instrução em higiene bucal são a base das ações de Odontologia da FMS, baseados na prevenção da cárie na população infantil. Além de receberem orientações dos profissionais de saúde, as crianças foram contempladas com um kit de higiene bucal com escova, creme e fio dental, além de explicações supervisionadas para uma escovação adequada.
O professor e representante do curso de Odontologia da Uniflu, Luiz Maurício Nogueira, destacou a importância de conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância da boa escovação dentária e do consumo adequado de açúcar após os dois anos de idade. “Atividades como essa contribuem para a absorção das informações pelas crianças e seus responsáveis, ajudando-os a manter uma boa saúde bucal ao longo da vida”, ressaltou.
Uma das coordenadoras da odontologia da FMS, a dentista Susana Linhares, enfatizou que o acesso à saúde deve ser facilitado e a conscientização é o primeiro passo. “A adesão que alcançamos da população junto aos serviços de saúde começa a partir da conscientização. Quando a pessoa entende que é necessário cuidar da saúde, ela começa a procurar a unidade, por isso, ações como esta são sempre realizadas, buscando conscientizar desde cedo a garotada da importância de manter a saúde bucal em dia”, afirmou.
AÇÃO POSITIVA – Cauã Braga, de 7 anos, expressou sua felicidade com a presença dos profissionais de saúde na Clínica da Criança e compartilhou o que aprendeu. “Eu gosto muito quando vem alguém de fora nos ensinar coisas boas. Agora sei que preciso estar sempre com a boca limpa", falou.
A mãe do Cauã, Adelsa Braga, elogiou a iniciativa, comentando que nem sempre tem tempo para ensinar a escovação adequada e que a ação foi muito positiva. “Estou com meu filho em atendimento e quando vimos que os dentistas vieram nos orientar e trouxeram os kits, ficamos bem animados, pois nem sempre temos tempo de ensinar a escovar os dentes da forma certa. Foi muito bom!”, contou.
REDE DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE URGÊNCIA – Para aqueles que precisam de serviço de urgência na rede pública, atualmente existem serviços odontológicos disponíveis nas Unidades Pré-Hospitalares (UPH) de Travessão, Farol, Ururaí, Clínica da Criança, nos Hospitais São José e Geral de Guarus e também no Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (CAOPE).
Além disso, nas unidades básicas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, são oferecidos serviços básicos, como prevenção, restaurações dentárias, limpeza e tratamento básico das gengivas. Já no Centro de Especialidade Odontológica, são realizados tratamentos mais especializados, tais como tratamento avançado das gengivas, canal, cirurgias orais de menor porte e atendimento a pacientes especiais.