Prestação de serviço, conscientização e orientação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama fazem parte do evento de encerramento da Campanha Outubro Rosa, que acontece nesta quarta-feira (25), até às 16h, no Palácio da Cultura. A ação, promovida pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, teve a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, que falou sobre a importância do autocuidado. O evento foi aberto pelo grupo Flauta e Vozes da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ).
“Hoje é um dia especial, principalmente para podermos levantar esse tema que deve ser discutido durante o ano todo, mas no mês de outubro ganha destaque. Devemos estar sempre atentas, realizar o toque, criar a cultura de buscar fazer o exame de imagem, já que quando descoberto em seu estágio inicial, as chances de cura são imensas. Buscando a saúde da mulher, o nosso município, diferente de outros, autoriza a mamografia a partir dos 35 anos e não aos 40 anos. Cerca de 40 mulheres já realizaram a cirurgia de reconstrução da mama e outras 14 estão em processo de exame para a realização da cirurgia”, pontuou Tassiana.
“Estamos tendo um dia informativo alusivo ao combate do câncer de mama e Dia Laranja com prestação de vários serviços à comunidade, como saúde, beleza, cultura, esporte, educação, entre outros. Estamos unidas e vamos lutar contra o câncer de mama e incentivar a prevenção, que aumenta as chances de cura. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido”, informa a subsecretária Josiane Viana.
Entre os serviços ofertados estão os de beleza e saúde (design de sobrancelha, trancista, manicure, pintura artística, corte de cabelo); animação cultural; Banda da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct); música ao vivo com Alan no Saxofone; distribuição de pipoca; palestras com mastologista e oncologista; aferição de pressão e exame de glicemia; encaminhamento para isenção de identificação civil, certidão de nascimento e casamento; marcação de mamografia e ultrassonografia; orientação jurídica; exposição da Mercedes Baptista pelo Museu Histórico de Campos; exposição de artesanato da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL); atividades físicas promovidas pela Fundação Municipal de Esportes (FME); participação da Universidade Estácio de Sá com os Setores de Nutrição, Jurídico e Enfermagem; participação do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), do Hemocentro e do PROCON, com orientações ao consumidor; além dos departamentos de Proteção Social Especial (DPSE): CREAS, Centro Pop e PETI; de Proteção Social Básica: CRAS, Programa Criança Feliz, Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
Além de participar das palestras, Lady Jane aproveitou para cortar os cabelos. “Soube pelo site da Prefeitura e resolvi vir aqui. Gostei do corte. Estou saindo daqui mais feliz, obrigada pelo evento”.
AMIGAS GUERREIRAS - O evento conta, ainda, com projetos como o “Amigas Guerreiras”, grupo de apoio a mulheres com câncer, que oferece doação de lenços, de almofadas cirúrgicas, próteses externas e, ainda, um banco de perucas. O projeto é administrado pela técnica de Radiologia no Hospital Escola Álvaro Alvim, Leila Ribeiro. “Esta é uma oportunidade para que a população possa acessar os diversos serviços do município em um único local. Quero agradecer às secretarias que abraçaram a nossa ideia e ainda as organizações, a exemplo do “Amigas Guerreiras”, que tem a Leila Ribeiro, que é incansável neste grupo que apoia as mulheres que estão passando ou já passaram pela luta contra o câncer”, disse Josiane Viana.
Leila Ribeiro disse que a Secretaria de Políticas para as Mulheres é parceira do projeto. “A Josiane nos convidou para estar aqui, divulgando nosso grupo. Temos um banco de lenço e peruca, além de almofadas para doação. Sou técnica em mamografia e sei o quanto é importante esse acolhimento”.
Lígia Pereira Leão conheceu o grupo em 2018. “Descobri assim que iniciei o tratamento no Hospital Álvaro Alvim e aí fui acolhida pela equipe Amigas Guerreiras. O tratamento foi bem difícil, mas quando temos o apoio da família, de amigos e de uma rede, como o grupo onde encontramos mulheres falando das mesmas dores e esperança, falando a mesma linguagem, faz diferença no tratamento”.
Até às 16h, é possível realizar doação de cabelo, recebendo o corte gratuitamente. Janete dos Santos aproveitou o evento e doou os cabelos. Emocionada, a doadora disse que está retribuindo a ação.
“Minha irmã teve câncer e precisou de uma peruca, alguém doou a ela e hoje vim aqui, apenas, para cortar o cabelo, mas quando vi a participação do “Amigas Guerreiras”, resolvi doar, retribuindo o que recebemos no passado. Estou muito feliz em fazer este ato e muito emocionada, pois sei a importância que a peruca teve para a autoestima da minha irmã na época. Hoje ela não está mais entre nós, mas sei que está feliz ver a minha iniciativa”.