Nesta quarta-feira (25), o auditório do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em Campos foi palco do 1º Simpósio do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC). O simpósio abordou o tema “Dois Anos de Desafios e Conquistas”, destacando o tempo de funcionamento do setor, ressaltando também a importância do Centro. Em dois anos de funcionamento, o CAAC contabilizou 406 atendimentos.
O evento reuniu autoridades, profissionais de diversas áreas e membros da sociedade civil.
O prefeito Wladimir Garotinho participou do simpósio, acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira. Wladimir enfatizou o compromisso da administração municipal em apoiar o CAAC e adotar medidas que buscam a proteção das crianças e adolescentes do município.
O CAAC, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), é fruto de um acordo de cooperação entre o MP-RJ, Prefeitura e Governo do Estado, oferecendo em um só lugar a assistência médica do HFM, apoio psicológico e social, além do aporte da Polícia Civil. O espaço contribui para identificar os abusadores, inibir o número de casos e fortalecer a rede de proteção.
Em dois anos de existência, o CAAC oferece um espaço seguro e acolhedor para as vítimas de violência sexual. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis, esses últimos fazem o Registro de Ocorrência. O serviço funciona 24h por dia, de segunda a domingo.
“O CAAC tem se tornado um farol de esperança para esses pacientes. O comprometimento de profissionais, autoridades e da população como um todo em apoiar essa causa é uma demonstração clara de que, juntos, podemos superar os desafios que surgem no caminho. O primeiro simpósio foi um marco, mas é apenas o começo de uma jornada contínua de proteção e cuidado com a infância e juventude de Campos”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do HFM, Arthur Borges.
Palestras – A promotora de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos, Anik Rebello Assed Machado, falou sobre a importância do CAAC como uma ferramenta essencial na articulação da rede de proteção à infância e juventude. Ela também comentou sobre um programa informatizado que deve ser instalado no setor nos próximos dias.
“Nosso maior desafio agora será conseguir que o Estado instale um equipamento de informática que vai permitir à Polícia Civil realizar a entrevista e o depoimento das vítimas nas instalações do próprio CAAC, evitando que elas se dirijam a uma delegacia. Já temos a participação do Estado nas instalações do CAAC, por meio da realização dos exames periciais que são feitos pelo IML na sede do HFM. Dependemos, agora, desse programa informatizado para que a escuta especializada também aconteça lá. Espero que isso ocorra nos próximos dias”, contou.
A coordenadora do CAAC, Alice Alves, compartilhou as vivências e desafios enfrentados no cotidiano da instituição. Ela destacou a importância da realização do simpósio. “Conseguimos reunir toda rede de proteção infanto-juvenil do nosso município, divulgar o fluxograma do CAAC e estatísticas dos atendimentos. Fizemos uma pactuação para que os participantes do simpósio sejam multiplicadores das informações apresentadas no evento”, destacou.
Já a assistente social do Programa Saúde na Escola (PSE), Franceleyne da Silva, ressaltou o papel do programa na proteção das vítimas de violência sexual no âmbito escolar. A integração entre saúde e educação tem sido fundamental para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes do município.
A participação da conselheira tutelar, Renata da Conceição, evidenciou a relevância da integração dos serviços de saúde e educação para o atendimento às vítimas. “Essa colaboração entre diferentes setores é um dos alicerces do sucesso do CAAC”.
Além das palestras e discussões, o evento contou com a presença do grupo "Orquestrando a Vida", que encantou o público presente com suas melodias, simbolizando a importância da arte e da cultura na recuperação e resiliência das vítimas. Durante o intervalo, os convidados participaram de um coffe break.
Parceria CAAC – O CAAC Campos é a segunda unidade do Estado e a primeira instalada no interior, sendo a terceira unidade do Brasil. Neste ano, o CAAC iniciou uma parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de levar informação, prevenção e orientação aos pais e responsáveis das crianças e adolescentes em relação à violência sexual.
Também participaram do evento, o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, o secretário de Educação, Marcelo Feres, e a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Madeleine Dykeman.