A Guarda Civil Municipal de Campos (GCM) comemorou o jubileu de prata dos 89 agentes da primeira turma nesta quinta-feira (26), no Foyer do Teatro Municipal Trianon. A cerimônia foi conduzida pelo comandante da GCM, Wellington Levino. Para a comemoração, bolo personalizado e homenagens com entrega de certificado pelos 25 anos de serviços prestados à corporação. O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, e a secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, também prestigiaram a solenidade. Uma importante conquista da Guarda aconteceu no final do ano passado com a aprovação do novo Estatuto, criado com a Lei nº 9.255 pelo prefeito Wladimir Garotinho. A Guarda Municipal de Campos também está com inscrições abertas para o concurso público até as 16h do dia 06 de novembro. Inscrições podem ser feitas
AQUI.
“São 25 anos de carreira, um momento marcante e histórico para a nossa instituição Guarda Civil Municipal. Nós somos servidores públicos e estamos em todas as ações da Prefeitura. Agora, teremos o concurso público, onde servidores que estão completando 25 anos são referência para os seus familiares e amigos, e para aqueles que buscam ingressar na Guarda Civil Municipal, irão se espelhar nesses servidores para seguir uma trajetória de trabalho brilhante. Esse foi o primeiro Jubileu de Prata, vamos criar um calendário para comemorarmos os próximos jubileus”, afirma o comandante, Wellington Levino, durante solenidade.
A guarda Priscilla Ribeiro, falou sobre o sentimento ao comemorar o Jubileu de Prata. “A palavra que melhor define meu momento profissional em ter completado 25 anos de efetivo exercício como guarda é gratidão, pois foi meu primeiro e único emprego, e ele possibilitou que eu me tornasse quem sou hoje, já que ingressei na primeira turma de GCM ainda jovem e foi a estabilidade profissional que permitiu que eu criasse minha filha com dignidade financeira, concluísse minha graduação e especialização, iniciasse minha vida patrimonial, dentre tantas outras coisas”, disse Priscilla.
“A jornada ao longo desses 25 anos como GCM não foi fácil, mas só tenho que agradecer a Deus, à minha família por ter entendido minha ausência nos momentos que precisei estar me dedicando um pouco mais ao trabalho e aos meus pares por terem feito a caminhada ser mais fácil na companhia deles. Cada um dos guardas da primeira turma se doou demais, embutidos de um sentimento que faz ultrapassar todas as barreiras da dificuldade em executar alguma missão, que é o sentimento do amor pela profissão. Deixo aqui o meu agradecimento a todos que, de alguma forma, fizeram parte do processo para até alcançarmos nosso jubileu de prata”, destaca a agente.
A construção do texto do Estatuto, que representa uma das maiores conquistas da categoria, se deu com a coordenação da Secretaria de Administração e Recursos Humanos que, por cerca de um ano, trabalhou na elaboração do projeto com reuniões regulares entre representantes dos guardas civis e dos auxiliares da guarda. Este ano foi implantado o Projeto GCM na Praça, onde várias atividades da corporação são levadas a vários bairros e localidades do município.
Em março do ano passado, a corporação recebeu uma nova frota, que já havia sido anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho: 10 do modelo Fiat Cronos e dois Toros. Com a ampliação e modernização da frota, que estava sucateada, a Prefeitura forneceu à Guarda Civil Municipal melhores condições para atender de forma mais eficaz à população. Durante participação de Campos no Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), em julho deste ano, o município foi contemplado com uma viatura para que a Guarda Civil Municipal possa desenvolver a Patrulha Maria da Penha e a Bolsa Formação que garantirá a capacitação dos guardas.
A Guarda Municipal de Campos possui vários grupamentos: Coordenadoria de Trânsito; Grupamento Ronda Escolar (GRE); Grupamento de Operações Especiais (GOE); Grupamento de Operações com Cães (GOC); Grupamento Ambiental (GAM); Grupamento de Proteção Social (GPS); e os destacamentos nas regiões Sul, Norte e Baixada Campista.
Criação da Guarda - A autorização para a criação da Guarda Civil Municipal é de 24 de outubro de 1994, de acordo com a Lei 5.766/94 e sua implantação por meio do Decreto Municipal n°11/97 de 01 de janeiro de 1997. Em 2015, a prefeita Rosinha Garotinho, designou o primeiro comandante da GCM, Wellington Levino.
A instituição ganhou nova sede, que era um sonho de toda corporação, contando com três prédios e um estacionamento coberto. Os prédios abrigam dois alojamentos masculinos e dois femininos, academia, refeitório, auditórios, instalações para cursos de capacitação e dois hotéis de trânsito, direcionados a guardas e policiais visitantes.
No antigo prédio, tombado como patrimônio público, foram mantidas as características originais, mas as novas instalações proporcionam melhor funcionamento dos serviços administrativo e operacional, com recepção ao público, protocolo e inspetoria, onde ficará a chefia do dia.