Os profissionais e pais de alunos das escolas municipais estão reconhecendo os avanços na Política de Educação e Inclusão Digital adotada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Para Taisis Pereira do Sacramento Pinto, mãe da aluna Marilha Pereira Pinto, de 8 anos, estudante do 2º ano da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, as melhorias são nítidas e garantem muito benefícios para as crianças.
“É, com certeza, um grande passo na educação da nossa cidade, já que sabemos que hoje a tecnologia vem dominando tudo, e isso é um atrativo a mais para os nossos jovens e crianças aprenderem de forma mais fácil. A Educação só tem a ganhar com isso e nossas crianças também”, destacou Taisis.
O secretário de Educação, Marcelo Feres, destacou a importância do uso das tecnologias na escola. “Isso torna a escola mais legal e atrativa. Com isso, os alunos vão aprender muito mais mediados pela tecnologia. A chegada dos tablets representa um novo tempo na educação municipal e servirá, principalmente, para aplicação do Programa Eduten, de matemática gameficada. A Educação está sempre evoluindo e nós temos que acompanhar esse processo. O tablet e o Eduten são ferramentas para auxiliar na aprendizagem. Com isso, estamos seguindo o que preconiza o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) que prevê a educação e inclusão digital nas escolas”, informou o secretário.
A coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina Vieira de Azevedo y Oviedo, afirmou que a Secretaria continua distribuindo os equipamentos. “Dos 8 mil tablets adquiridos, cerca de 6.500 mil já foram entregues aos estudantes”, afirmou.
Para a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Verônica Gomes, a tecnologia tem sido uma grande aliada na aprendizagem da geração atual. “Os tablets chegam às escolas municipais como uma ferramenta rica, atrativa e potencialmente interessante para o aluno, porque a gameficação propicia prática lúdica e integrada dos componentes curriculares, o exercício de concentração e memorização e a consolidação da aprendizagem acontece de forma eficiente”, completou.
INVESTIMENTOS
A Secretaria também adquiriu 166 Kits de robótica destinados a 46 unidades escolares que ofertam educação infantil; 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Outros 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências foram destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais, e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Além disso, há, ainda, 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender, distribuídos para as unidades, contendo recursos educacionais lúdicos.
A Prefeitura também investiu cerca de R$ 1 milhão de reais em programas de bolsas que visam fomentar a Ciência e Tecnologia, como o Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e de Economia Criativa. Além disso, mais de 30 mil maletas do Projeto Biblioteca em Casa foram entregues nas Unidades Escolares, contendo cerca de 20 livros paradidáticos da Literatura Brasileira, que poderão ser levados para casa.