Campos se destaca no hanking da empregabilidade e apesar de estar entre as cidades que mais empregam no Estado do Rio, a Prefeitura quer mais e vai ampliar as ações de política pública para qualificação profissional e fomentar o emprego.
O Prefeito Wladimir Garotinho e a primeira dama do município, Tassiana Oliveira, ao lado do Coordenador do Programa Qualifica Já, Flávio Amieiro, que representou o Governador Cláudio Castro, participou nesta sexta-feira (27) na CDL da entrega dos certificados dos primeiros alunos do curso durante a solenidade de formatura de mais 120 alunos dos Cursos de Técnicas de Montagem de Andaimes e NR-35.
Os jovens receberam a certificação para atuarem em atividade offshore e em ambientes de altura na indústria da construção civil, após concluírem os Cursos de Técnica de Montagem e NR-35. Os formandos receberam seus certificados das mãos do Prefeito Wladimir Garotinho e outras autoridades e demonstraram gratidão pela oportunidade de ter qualificação e pela expectativa de ingressar no mercado de trabalho offshore e no Porto do Açu.
O jovem Clayton Baptista da S. Barros expressou gratidão e falou sobre a expectativa que a qualificação gerou entre os formandos.
“Os cursos de qualificação representam uma iniciativa muito importante da Prefeitura porque o curso proporciona motivação tanto para quem é jovem e precisa esta qualificado para ter chance no mercado de trabalho quanto para quem já está trabalhando e quer mudar de área profissional e ingressar no mercado de petróleo e gás ou no setor portuário. Estamos gratos por essa oportunidade e estamos preparados, prontos com todos os requisitos para atuar nas empresas desses setores. É muito gratificante a gente poder ter a chance de evoluir como pessoa. Estou muito feliz, ainda mais que o Prefeito anunciou mais investimentos para qualificação e isso é bom porque como eu tive a oportunidade outras pessoas vão ter também”, declarou o jovem Clayton Baptista da S. Barros.
Para Sulamita Baltazar dos Santos a oportunidade de ter recebido as informações teóricas e práticas dos cursos de Técnicas de Montagem de Andaimes e NR-35 proporcionou para ela e demais participantes ampliação da chance de ingressar no mercado de trabalho.
“Atualmente a maior parte das oportunidades de empregos em Campos exige que se tenha qualificação profissional. Isso representa grande dificuldade para se ter chance de entrar no mercado de trabalho. Fazer o curso representou abrir um leque de oportunidades. Nem precisei fazer um empréstimo para pagar o curso porque a Prefeitura fez parceria com o Estado e com empresas de qualificação e fizemos os cursos de forma gratuita. Temos agora maiores chances de entrevistas paras o primeiro emprego, graças ao entendimento com a Associação de empresas do setor de petróleo e também do Porto e da indústria da construção civil”, observa Sulamita Baltazar.
NOVIDADES NA POLITICA PÚBLICA DE QUALIFICAÇÃO PARA O EMPREGO
Wladimir Garotinho anunciou novidades para ampliar o programa de qualificação profissional por meio da parceria com o Governo do Estado e também com recursos da Prefeitura e parceria com empresas qualificadoras de Campos.
“Quando você tem qualificação, você já larga na frente de muita gente. A Prefeitura tem parceria com o Governo do Estado para qualificar as pessoas, mas acreditando no potencial de vocês, estamos investindo e sonhando que essas oportunidades que estão sendo dadas a vocês vai ajudar a mudar a vida de vocês daqui pra frente. A Prefeitura vai fazer investimento em qualificação de mão de obra. Vamos investir maciçamente em cursos de qualificação”, anunciou o Prefeito Wladimir.
WLADIMIR DETALHA COMO VAI IMPLEMENTAR A POLITICA DE QUALIFICAÇÃO
O Prefeito detalhou como vai implementar a politica pública de qualificação profissional que terá a participação de empresas qualificadoras de Campos.
“Vamos escolher profissões que são as mais demandadas pelo comércio, são as mais demandadas pelo Porto do Açu e pela Petrobrás e vamos realizar todos os cursos necessários para cada profissão, de forma que cada pessoa saia completamente capaz de assumir o posto de trabalho de qualquer empresa. Vamos ter uma cota especial nos cursos para pessoas que estão inscritas no CadUnico para que pessoas de baixa renda tenham oportunidade de sair da condição de pobreza. Vamos colocar também uma cota específica para mulheres, para que mais mulheres, a exemplo de vocês também sejam qualificadas”, acrescentou Wladimir Garotinho.