Mais uma unidade escolar da rede municipal de ensino iniciará o processo de reforma nas próximas semanas: a creche Escola Felismindo Marques Barreto, em Farol de São Tomé. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, visitou a unidade esta semana e assinou a ordem de serviço autorizando o início das obras, que vão garantir a ampliação do espaço para melhorar as condições físicas e estruturais.
A novidade agradou a comunidade escolar, que esperava pelos investimentos há cerca de 20 anos, segundo a diretora Luciene Soares de Carvalho. “Estou muito feliz e emocionada, todos nós professores, funcionários e comunidade escolar estamos realizados e vivendo um sonho, pois esperamos por essa reforma há 20 anos. É um presente que estamos recebendo. Educação é isso: amor!”, comentou a gestora.
Tamara Terra dos Santos, mãe do aluno Leonardo, do Pré II, agradeceu a medida. “É uma grande satisfação e alegria essa sonhada obra, pois vai proporcionar um futuro melhor para os nossos filhos e garantir uma estrutura melhor para todos. É uma grande vitória essa conquista para nossa Creche Felismindo. Minha palavra é gratidão! Obrigada por tudo! Agradecemos também aos melhores educadores!”, disse a mãe.
Diretor adjunto da unidade, Victor Miranda afirmou que a Secretaria está cuidando da educação infantil. “Esse está sendo um momento de ressignificar a nossa educação infantil, que sempre foi muito carente desse cuidado, esse é nosso sentimento. As creches estão sendo abraçadas e incluídas realmente. Prova disso foi a inclusão das creches na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia este ano. Estamos todos muito emocionados, essa obra era um sonho. O educador precisa sempre esperançar, sonhar, para poder colocar em prática. E é isso que está acontecendo aqui hoje”, afirmou.
Marcelo destacou que o Programa de Expansão e Reestruturação prossegue na rede municipal de ensino. As obras de reforma chegaram a cerca de 50 unidades escolares. Desse total, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia já concluiu os serviços em 25 creches e escolas; as demais continuam em execução. São prédios sem reparos há muitos anos.
EXPANSÃO
Em paralelo, a Prefeitura está partindo para a expansão na Rede, segundo o prefeito Wladimir Garotinho. “Agora vamos dar início à ampliação de 27 unidades, aumentando a capacidade de atendimento, todas no modelo de construção modular. Fora as que estão em licitação no modelo tradicional, com tijolo e cimento. Iremos, ainda, construir mais 5 novas unidades, também por meio de construção modular”, informou o prefeito.
Das 27 unidades previstas para ampliação, 20 serão creches e 7 escolas. E das 5 novas unidades a serem construídas, serão 3 creches e 2 escolas. Segundo Marcelo Feres, com a recuperação das creches e escolas, a Prefeitura está reconquistando, também, a dignidade e confiança dos profissionais, alunos e pais de estudantes.
“Estamos fazendo um resgate completo da nossa educação, pois o período da pandemia foi muito difícil. Estamos dando as condições e estrutura favorável para as escolas, equipamentos, estratégias pedagógicas, inovação, ou seja, tudo aquilo que as crianças e os profissionais precisam para que a educação possa florescer e a gente possa preparar nossa cidade para o futuro”, destacou o secretário.