Notícia no detalhe
Núcleo de Acidente Biológico com atendimento diário
Nesta quarta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional da Proteção de Acidentes de Trabalho, e o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) faz um alerta em relação aos constantes acidentes biológicos que acontecem em Campos, na maioria das vezes, com seringas. Para atender a demanda no município, o Past oferece em sua sede, na Rua Siqueira Campos, 108, ao lado do Automóvel Clube, o Núcleo de Acidente Biológico, em funcionamento desde janeiro de 2011.
Os números são significativos. A coordenadora do Past, Mara Carvalho explica que antes da criação do núcleo, o Hospital Ferreira Machado (HFM) registrava de 12 a 15 casos mensais e hoje a realidade é bem diferente. "Precisamos mostrar a população que esse tipo de acidente é muito comum. Hoje atendemos, em média, 15 casos por semana. De janeiro a junho temos registrado no prontuário eletrônico 170 casos, que passaram pelos hospitais e foram direcionados ao Past. Desse total, somente na sede atendemos, sem antes ter passado por outra unidade, 82 pacientes", acrescenta.
Mara explica, ainda, que no local o trabalhador tem atendimento com um infectologista, gratuitamente, e recebe os medicamentos necessários, além do tratamento por seis meses. "Um acidente do tipo biológico requer muito cuidado no tratamento. Uma pessoa que se furar com uma seringa usada, acidentalmente, por exemplo, deve buscar o primeiro atendimento no Centro de Controle de Infecção Hospitar (CCIH) no HFM e de preferência ir até a unidade com a fonte. Após o mesmo é encaminhado ao programa, para o tratamento", afirma.
Para facilitar o atendimento e, por sua vez, o acompanhamento desse paciente, a Secretaria Municipal de Saúde criou o fluxograma, onde toda rede de saúde do município é indicada a encaminhar esse paciente ao CCIA para a coleta dos primeiro exames, para então seguir ao Past. "Na unidade tudo é realizado através do prontuário eletrônico. Temos o paciente cadastrado, aqui ele consegue todo medicamento necessário para os 30 primeiros dias, e depois damos continuidade ao tratamento, onde o mesmo retorna em dois meses, quatro meses e seis meses, até estar liberado. Os exames são colhidos no Laboratório Plínio Barcelar e o resultado liberado em até 48 horas", diz.
Alerta - Segundo a coordenadora do programa, os acidentes são constantes no lixão da cidade, nas casas que têm pacientes acamados e que fazem o uso diário de seringas, e nas unidades de saúde, uma vez, que o descarte das seringas não é totalmente correto. "A informação é a palavra chave nesse processo. Quem tem lixo hospitalar dentro de casa, por exemplo, deve avisar a Limpeza Pública, pois o recolhimento nessa residência deve ser diferenciado. Todos os profissionais da saúde devem estar com suas vacinas em dia, em especial com as três doses da Hepatite B, pois assim, os riscos são menores", finaliza.
Exames - No primeiro atendimento, ainda no HFM, o paciente toma os medicamentos Biovir ou Keletra e, após, já no Past, faz os seguintes exames: hemograma completo, transaminases, ureia e creatinina, séricas, glicemia, anti-HIV, anti-HBS, anti-HBSAG, anti-HBC total e anti-HCV.
Past - O programa ofere a comunidade de trabalhadores o atendimento ambulatorial com medicina ocupacional, dermatologista, reumatologista, infectologista, fisioterapia e hidroterapia, psicólogo, enfermeiro, serviço social e advocacia do trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18