Notícia no detalhe
Núcleo de Acidente Biológico com atendimento diário
Nesta quarta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional da Proteção de Acidentes de Trabalho, e o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) faz um alerta em relação aos constantes acidentes biológicos que acontecem em Campos, na maioria das vezes, com seringas. Para atender a demanda no município, o Past oferece em sua sede, na Rua Siqueira Campos, 108, ao lado do Automóvel Clube, o Núcleo de Acidente Biológico, em funcionamento desde janeiro de 2011.
Os números são significativos. A coordenadora do Past, Mara Carvalho explica que antes da criação do núcleo, o Hospital Ferreira Machado (HFM) registrava de 12 a 15 casos mensais e hoje a realidade é bem diferente. "Precisamos mostrar a população que esse tipo de acidente é muito comum. Hoje atendemos, em média, 15 casos por semana. De janeiro a junho temos registrado no prontuário eletrônico 170 casos, que passaram pelos hospitais e foram direcionados ao Past. Desse total, somente na sede atendemos, sem antes ter passado por outra unidade, 82 pacientes", acrescenta.
Mara explica, ainda, que no local o trabalhador tem atendimento com um infectologista, gratuitamente, e recebe os medicamentos necessários, além do tratamento por seis meses. "Um acidente do tipo biológico requer muito cuidado no tratamento. Uma pessoa que se furar com uma seringa usada, acidentalmente, por exemplo, deve buscar o primeiro atendimento no Centro de Controle de Infecção Hospitar (CCIH) no HFM e de preferência ir até a unidade com a fonte. Após o mesmo é encaminhado ao programa, para o tratamento", afirma.
Para facilitar o atendimento e, por sua vez, o acompanhamento desse paciente, a Secretaria Municipal de Saúde criou o fluxograma, onde toda rede de saúde do município é indicada a encaminhar esse paciente ao CCIA para a coleta dos primeiro exames, para então seguir ao Past. "Na unidade tudo é realizado através do prontuário eletrônico. Temos o paciente cadastrado, aqui ele consegue todo medicamento necessário para os 30 primeiros dias, e depois damos continuidade ao tratamento, onde o mesmo retorna em dois meses, quatro meses e seis meses, até estar liberado. Os exames são colhidos no Laboratório Plínio Barcelar e o resultado liberado em até 48 horas", diz.
Alerta - Segundo a coordenadora do programa, os acidentes são constantes no lixão da cidade, nas casas que têm pacientes acamados e que fazem o uso diário de seringas, e nas unidades de saúde, uma vez, que o descarte das seringas não é totalmente correto. "A informação é a palavra chave nesse processo. Quem tem lixo hospitalar dentro de casa, por exemplo, deve avisar a Limpeza Pública, pois o recolhimento nessa residência deve ser diferenciado. Todos os profissionais da saúde devem estar com suas vacinas em dia, em especial com as três doses da Hepatite B, pois assim, os riscos são menores", finaliza.
Exames - No primeiro atendimento, ainda no HFM, o paciente toma os medicamentos Biovir ou Keletra e, após, já no Past, faz os seguintes exames: hemograma completo, transaminases, ureia e creatinina, séricas, glicemia, anti-HIV, anti-HBS, anti-HBSAG, anti-HBC total e anti-HCV.
Past - O programa ofere a comunidade de trabalhadores o atendimento ambulatorial com medicina ocupacional, dermatologista, reumatologista, infectologista, fisioterapia e hidroterapia, psicólogo, enfermeiro, serviço social e advocacia do trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira