O Projeto Tô Lig@do!, que visa promover educação e inclusão digital nas unidades escolares da rede municipal de ensino, continua avançando em Campos. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) segue distribuindo aos profissionais da rede os Chromebooks adquiridos pela Prefeitura. A entrega está sendo feita por ordem alfabética e a relação dos servidores liberados para retirada dos computadores, no período entre 6 e 13 de novembro, está publicada no portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Acesse
AQUI.
Os servidores deverão comparecer na sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), na Avenida Alberto Torres, 174, Centro, em dias úteis, de segunda a sexta, de 9h às 12h e das 14h às 17h30. Na semana passada, o secretário da pasta, Marcelo Feres, e a equipe da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia entregaram os equipamentos a dezenas de auxiliares de secretaria, diretores, diretores adjuntos e pedagogos.
Os profissionais deverão apresentar, no caso dos professores, auxiliares de secretaria e pedagogos: cópia do contracheque, cópia do documento com foto, cópia da declaração de lotação e regência (no caso de professor). Já os diretores e diretores adjuntos deverão levar cópia do contracheque, cópia do documento com foto, cópia da publicação da nomeação no Diário Oficial.
“Pretendemos, com essa medida, garantir melhores condições de trabalho aos profissionais, tanto no sentido administrativo quanto pedagógico. Essa é mais uma agenda de inclusão e educação digital relacionada à dimensão da ciência e tecnologia, somada a outras, como por exemplo, a distribuição de 8 mil tablets aos estudantes. A Secretaria de Educação incluiu a Ciência e a Tecnologia no nome não por acaso, e sim, porque de fato, estamos promovendo a inclusão digital e outras ações de apoio a startups, à pesquisa, à economia criativa e à ciência, com ofertas de bolsas. Não é uma aventura, nem uma ação isolada”, afirmou Marcelo.
A Efem está ofertando cursos sobre como utilizar os Chromebooks. Para saber as datas e se inscrever, acesse
AQUI. Orientações também estão disponíveis no YouTube do PAE (
AQUI). Além disso, a Seduct publicou a portaria nº 130/2023, que dispõe sobre o regulamento para utilização do aparelho. Confira
AQUI.
A diretora do Ciep Wilson Batista, Célia Maria, do Parque Guarus, afirmou que a chegada dessa ferramenta nas unidades é mais um avanço significativo na questão da organização e gestão do espaço escolar. “Essa ferramenta vai nos oportunizar traçar dados, rever metas e ter todo acompanhamento dentro de um único equipamento que, aos poucos, vai se tornando acessível a todos dentro da unidade escolar. Servirão também para as nossas formações que garantem a revitalização dos nossos conhecimentos e a busca progressiva de aprimorar nosso aprendizado. As tecnologias estão aí e precisamos avançar para não ficarmos para trás nessa era tecnológica”, comentou.
Ana Carolina Vasconcelos Mesquita, auxiliar de secretaria, falou que o dispositivo vai garantir grandes contribuições. “Além de dinamizar meu trabalho, vai nos favorecer bastante, porque, às vezes, há várias pessoas na unidade precisando utilizar o computador ao mesmo tempo e nem sempre tinha computador suficiente. Principalmente a parte administrativa necessita muito. Ainda temos a facilidade de levar para casa, podendo agilizar bastante coisa quando acaba o atendimento ao público, de forma mais silenciosa”, destacou a servidora.