A Prefeitura de Campos foi representada na solenidade oficial do 37º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida (CBM – Batida), nesta quinta-feira (9). O campeonato, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e segue até o próximo domingo (12) no Rancho Gabriela, é considerado o evento itinerante de cavalos da raça Mangalarga Marchador mais importante do país.
A cerimônia desta quinta contou com a presença da secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, representando o prefeito Wladimir Garotinho; da presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez; do presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Campos, Marcos Barreto; o deputado estadual Jair Bitencourt; além do proprietário do Rancho Gabriela, Wagner Crespo Luiz; autoridades do Executivo e do Legislativo e presidentes de associações e núcleos de criadores; entre outros.
Secretária de Turismo de Campos, Patrícia Cordeiro destacou a importância do evento que está sendo realizado por meio de uma parceria público-privada.
“O 37º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida é o maior evento da raça Mangalarga Marchador itinerante. A gente só tem um maior do que este que é um evento fixo, em Belo Horizonte-MG. Para trazer o CBM, Campos competiu com todas as cidades do Brasil que tem potencial de criação da raça e foi determinação do prefeito Wladimir Garotinho que a gente cumprisse todos os critérios para que acontecesse aqui. O CBM é vitrine para o Brasil inteiro. Todo mundo do agronegócio, todas as pessoas ligadas a pecuária acompanham e estamos mostrando o potencial de Campos. Temos muitos expositores de fora, parceiros da cidade, como restaurantes e hotéis, todos participando e todos elogiando a infraestrutura do município. Trata-se de um evento de grande visibilidade que fortalece a economia e o turismo”, disse Patrícia, que participou da solenidade acompanhada do vereador licenciado e secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, que é um dos criadores de cavalos Mangalaga Marchados da região. "Este evento é importante para fortalecer a atividade do agronegócio e do turismo para Campos e região, uma vez que o município está totalmente preparado para receber um campeonato de grante porte como este", disse Fábio Ribeiro.
“A ABCCMM realiza o maior evento fixo, que é a exposição nacional, que acontece todos os anos em Belo Horizonte, Minas Gerais. Esse campeonato tem a característica de ser itinerante e a primeira edição itinerante do campeonato foi em Campos, em 2007. Então, voltar aqui é uma alegria, é uma honra sermos tão bem recebidos pela Prefeitura, que não poupou esforços para que a gente tivesse esse grande evento, um evento com toda infraestrutura, em um lugar excepcional também para acolher os nossos animais, os tratadores, os peões. Tem sido muito prazeroso estar em Campos mais uma vez, com outra edição do campeonato itinerante e, com certeza, demonstrando a evolução enorme que a raça e todo setor da equinocultura tiveram ao longo desses anos”, declarou Cristiana Gutierrez.
Marcos Barreto fez um agradecimento especial ao prefeito Wladimir Garotinho e destacou a importância do CBM para o turismo e agronegócio.
“Conseguir trazer esse evento já foi uma vitória muito grande, porque demonstra que Campos tem relevância no cenário nacional pela qualidade da cidade, pela infraestrutura, principalmente a hoteleira, o turismo e esse parque, o Rancho Gabriela, que oferece muita praticidade e conforto para a realização de um evento dessa grandeza, que é o CBM. É um evento que movimenta o turismo, a economia. O agronegócio do cavalo atualmente gera em torno de três milhões de empregos diretos e indiretos no nosso país, então tem uma relevância muito grande para nosso município. E, para tudo isso, a parceria com a Prefeitura é imprescindível”, comentou o presidente do Núcleo de Criadores de Campos.