Técnicos da Agência Nacional de Saúde (ANS) estão em Campos para um trabalho conjunto com profissionais do Procon, visando o atendimento aos consumidores com dúvidas sobre planos de saúde. O município é o único do estado do Rio de Janeiro e está entre as 12 cidades brasileiras selecionadas para receber a campanha intitulada “ANS com Você”. O objetivo é aproximar a reguladora nacional dos consumidores, atualizando informações sobre contratação, manutenção ou troca de planos. O evento teve início nessa quinta-feira (09) com treinamento para colaboradores do Procon de Campos e região.
O chefe do Núcleo Rio de Janeiro da ANS, Leonardo Fich, explicou que a equipe do Procon recebeu conceitos da ANS para que possam identificar e agregar ao atendimento. “Analisamos as principais demandas que são apresentadas aqui para levarmos de volta e agregar também ao nosso trabalho. Neste segundo dia, estamos auxiliando os atendimentos de plano de saúde que estão aqui e temos o objetivo de trocar informações na prática do atendimento, fugindo um pouco da parte teórica, ainda mais para os problemas que são apresentados no dia a dia aos funcionários do Procon. Campos foi escolhida pela relevância de mercado, pela distância física que afasta os beneficiários daqui da possibilidade de atendimento presencial com a gente lá na sede da ANS e por ser um polo regional e centralizar demandas de vários municípios”, enfatizou Leonardo Fich.
Secretário executivo do Procon Campos, Carlos Fernando Monteiro, contou que ter Campos como a única cidade do estado a receber a equipe da ANS é de extrema relevância, tendo em vista que é um município referência na região e costuma receber alta demanda. “Estamos muito felizes por Campos ter sido a cidade escolhida. Nossa equipe recebeu treinamento e qualificação, facilitando o processo de atendimento à população nos trâmites relacionados aos planos de saúde. Os consumidores têm muitas dúvidas com relação ao aumento dos planos, negativas de autorização de exames e internação. São diversas modalidades de plano, o que gera dúvidas em geral. É uma legislação que sempre sofre uma alteração e torna confusão até mesmo para os especialistas. É muito importante estarmos capacitados e com as orientações precisas para quando um consumidor chegar com dúvidas ou reclamações”, destacou.
Com dúvidas em relação a um plano de saúde, Franciele Manhães disse que o reajuste em 2023 foi de 56%, o que gerou um aumento dobrado no valor de um ano para o outro. “O plano de saúde teve um reajuste absurdo e estou pagando o dobro do valor que pagava em 2022. Eu já tinha entrado com uma ação judicial, mas o atendimento com os representantes da ANS de hoje foi esclarecedor. É importante termos compreensão dos próximos passos e o que vamos fazer daqui para frente. A agência abriu um protocolo de atendimento e agora vou aguardar 10 dias para ter resposta dos procedimentos subsequentes”, explicou a consumidora.
Carla Barbosa, mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conta que desde setembro tem passado por diversos problemas com o plano de seu filho, que faz terapias e tratamentos, mas teve os atendimentos interrompidos.
“Soube ontem que a ANS estaria aqui e vim buscar informação e orientação sobre qual procedimento seguir na busca por uma solução. Aqui senti que estou tendo um acolhimento melhor e isso me gera a expectativa de resolução breve”, ressaltou Carla.