Notícia no detalhe
Espaço do Empreendedor atrai público na Praça São Salvador
Cerca de 150 pessoas foram atendidas nas três primeiras horas de funcionamento do Espaço do Empreendedor nesta quarta-feira (27), na Praça São Salvador. O atendimento vai até sexta-feira (29), das 9h às 17h. Durantes os três dias, será realizado simultaneamente o Café Empreendedor, com nove palestras para orientar e tirar dúvidas sobre o microempreendedor individual.
A próxima palestra acontece nesta tarde com o tema “Me legalizei, e agora?”, com o Sebrae. Às 16h, será a vez da palestra da Vigilância Sanitária sobre “Boas práticas de manipulação de alimentos. A primeira palestra foi realizada às 10h, com o tema “Contabilidade para os micros.
Nesta quinta-feira (28), às 10h, a secretária de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), Rosangela Tavares, vai falar sobre “Microempreendedores x Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Às 14h, vai acontecer uma palestra sobre “INSS – benefícios previdenciários. Às 16h, o presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Eduardo Crespo, vai abordar “Microcrédito para o cidadão empreendedor.
As três palestras de sexta-feira (29) vão abordar “Redes sociais e os microempreendedores”, às 10h; “Assinatura da carteira de trabalho, às 14h; e “Código de Posturas”, às 16h, com o coordenador de Fiscalização de Posturas, Francisco Balbi.
Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Coldemca), Jivago Faria, o objetivo é dar informações para que as pessoas possam se formalizar com segurança. “Queremos que as pessoas recebam as informações necessárias, para que sejam bem sucedidas em seus empreendimentos”, ressalta.
Legalização - Os documentos necessários para a legalização das atividades são os seguintes: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o espelho do carnê do IPTU (cópias). A legalização é feita na hora, gratuitamente. A Codemca conta com 11 parceiros.
Os candidatos a empreendedores individuais já saem do Espaço do Empreendedor com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o alvará de funcionamento provisório, emitido pela Secretaria de Finanças. Entre as pessoas que têm um pequeno negócio e podem legalizar suas atividades estão barbeiros, costureiras, açougueiros, padeiros, cabeleireiras e manicures. Ao todo, são mais de 400 categorias profissionais.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/03/2026 20:04:24 Seduct acompanha distribuição de kits de material escolar na EM Sagrada Família
- 25/03/2026 19:01:21 Campos lança Ceascam e projeta novo polo regional de abastecimento
- 25/03/2026 18:33:45 Hospital Ferreira Machado realiza segunda captação de órgãos de 2026
- 25/03/2026 17:28:18 Educação define nomes finalistas para escolha da identidade de seus mascotes
- 25/03/2026 17:09:36 Empresas do Programa Startup Campos selecionadas em iniciativa da FAPERJ
Seduct acompanha distribuição de kits de material escolar na EM Sagrada Família
2503 19h01Campos lança Ceascam e projeta novo polo regional de abastecimento
2503 18h33Hospital Ferreira Machado realiza segunda captação de órgãos de 2026
2503 16h35CCZ realiza ações de bloqueio do Aedes aegypti com base na pesquisa Ovitrampas
2503 17h28Educação define nomes finalistas para escolha da identidade de seus mascotes
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
6Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto na próxima sexta-feira




















