Notícia no detalhe
Ação conjunta recolhe mais de 3 toneladas de lixo de residência
Uma ação conjunta entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Secretaria de Serviços Públicos, Postura Municipal e o Ministério Público Estadual (MPE) resultou no recolhimento de 3 toneladas e meia de materiais inservíveis em imóvel residencial nesta quarta-feira (27). O imóvel, situado na rua Geraldo Miranda, Bairro Jóquei II, colocava em risco a saúde dos moradores, já que era ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue e animais peçonhentos.
A ação teve início às 8h e terminou às 14h, contou com 1 caminhão caçamba e 1 caminhão carroceria e cerca de 20 agentes de Serviços Públicos. No entanto, as atividades prosseguem também nesta quinta-feira (28). A previsão é recolher mais 3 toneladas de lixo. Todo tipo de material foi recolhido, como madeiras, ferros, sofá, móveis, garrafas e gaiolas.
O proprietário do imóvel já tinha sido notificado pelo Departamento de Fiscalização de Postura Municipal e como não cumpriu a determinação de fazer a limpeza, o CCZ apresentou denúncia ao Ministério Público, que determinou o recolhimento do material.
“Foi preciso dar 3 viagens somente hoje. O material foi levado ao aterro sanitário do bairro Codin e foi feito manualmente”, explicou o agente administrativo da Secretaria de Serviços Públicos, Rosivaldo Seixas Terra.
O Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, lembra que a população deve continuar colaborando, mantendo terrenos e imóveis limpos. “A luta contra a dengue não acabou. Todos devem fazer a sua parte, pois a Prefeitura está fazendo a parte dela. Inúmeras ações já foram desencadeadas para combater a dengue, mas a população também deve denunciar esse tipo de irregularidade”, alertou.
Caso - João Santana Lacerda Junior, 21 anos, morador do Caju, teve dengue duas vezes e afirma: “Só quem teve dengue, pode dizer como é horrível”. Na segunda vez que foi acometido pela doença, o jovem ficou internado por 7 dias. “Senti muitas dores de cabeça, febre, não conseguia nem levantar da cama, sentia formigação e coceira no corpo todo. As pessoas não deveriam deixar esse mosquito proliferar. Na minha casa o cuidado é 100%, mas eu peguei dengue em outro lugar”, afirmou.
De acordo com o coordenador da ação e de Programas do CCZ, Marcelo Duarte, a denúncia partiu da população, que atendeu ao apelo da Secretaria Municipal de Saúde. “As denúncias podem ser feitas pelo telefone do CCZ (0800 2828822) ou pelo telefone do Disque Limpeza (22 2726-4809)”, lembrou. Já o Departamento de Fiscalização de Postura atende às reclamações da população através do telefone 2723-3781.
Fiscalização - O trabalho de fiscalização de terrenos baldios continua por toda a cidade e é realizado diariamente por 8 agentes, mediante a solicitação de moradores. Segundo o coordenador da Postura, major Francisco Balbi, cerca de 280 notificações e 100 multas são aplicadas todo mês. “O proprietário pode ser multado em valores que variam de 20% do salário mínimo até três salários mínimos. O que determina o valor é o estado de conservação. A multa é publicada no Diário Oficial e encaminhada, por correspondência, para o dono ou entregue pessoalmente. O proprietário terá de 3 a 5 dias, dependendo do tamanho do terreno, para fazer a limpeza do local”, afirmou Balbi.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira