A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu uma ação de saúde sobre as principais doenças da infância no Ciep Maestro Villa Lobos, em Guarus, na tarde desta quinta-feira (16). O encontro contou com parceria da Secretaria Municipal de Saúde. O médico infectologista e diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro, participou de uma roda de conversa com pais e responsáveis pelos alunos, além de profissionais da Unidade.
De acordo com coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, a unidade escolar também recebeu a Vacinação Itinerante em julho deste ano. “Ofertamos as doses das diversas vacinas do Programa Nacional de Imunização. Foram aplicadas 180 doses incluindo influenza e Covid. Ao todo, 125 pessoas foram vacinadas naquela ocasião”, disse João.
Carneiro tirou dúvidas e falou sobre as formas de prevenção das principais patologias que acometem crianças e adolescentes, destacando a importância da vacinação.
“Em relação à Covid, tivemos aumento do número de casos, identificados nos locais onde fazemos a testagem. Porém, uma significativa parcela da população está vacinada e, por isso, a maioria desses casos não tiveram gravidade. Também não tivemos alastramento do coronavírus nas escolas municipais graças aos cuidados que estamos tomando em conjunto. Temos um protocolo na Secretaria de Saúde junto com PSE, que orienta as medidas que devem ser tomadas quando os casos surgem no mesmo local em um curto espaço de tempo. Estamos diariamente observando e mantendo contato sempre com a equipe do PSE”, informou o diretor.
Ele falou sobre os polos de testagem mais próximos ao Ciep. “Vocês podem fazer o agendamento pelo site da Prefeitura e contam, ainda, com um polo de testagem dentro da Secretaria de Educação, voltado aos profissionais e alunos da rede municipal de ensino. No entanto, reforço que a testagem é para quem está com sintomas, como tosse, coriza, falta de ar, entre outros”, explicou.
Carneiro orientou, também, sobre outras doenças como meningite. “Preciso que todos vocês levem seus filhos para vacinar em uma UBS mais perto da casa de vocês. Temos que atualizar a caderneta vacinal para proteger, por exemplo, contra meningite. Essa vacina faz parte do calendário nacional e quem ainda tem vacina pendente leve as crianças no posto mais próximo pois os profissionais vão olhar a caderneta e orientar vocês se estiver faltando alguma vacina”.
Sobre a dengue, o médico acrescentou que há cerca de 2 mil casos confirmados em Campos este ano, contra 200 casos no ano passado, aproximadamente. “Houve um aumento significativo dos casos de dengue. Cada um deve tomar conta da sua casa, do seu quintal ou terreno, para evitar água parada e, com isso, óbitos”, orientou.
Febre maculosa foi outro assunto abordado. “Essa doença é transmitida por um carrapato, que pode vir não somente de cavalo e boi, mas também de cachorro, gato e capivara. Sempre que os filhos de vocês forem brincar em local que tenha mato, por exemplo, quando eles chegarem em casa, verifiquem se não tem nenhum carrapato preso na pele neles e tirem na hora. Observem e, se derem febre, levem ao médico para solicitar exames”, destacou Carneiro.