O Programa Semeando Arte, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), apresenta nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Trianon, a remontagem da história infantil A Pequena Sereia. O espetáculo foi apresentado em 2018 e, mediante a atualidade do tema, está sendo realizada a remontagem. Em maio deste ano, entrou em cartaz nos cinemas o remake live-action da Disney. O espetáculo envolve crianças e adolescentes dos diversos serviços e programas da FMIJ e conta com o apoio da Empresa Corbion.
A estreia será no dia 28, às 14h, com equipe da FMIJ e secretarias. No dia 29, às 10h, a apresentação será para as instituições e, às 14h, para escolas. No dia 30, às 10h, a peça será exibida para escolas e, às 15h, para familiares e amigos. Fazem parte da equipe os instrutores de música Gabriel Alves e Gabriel Mantovani; a coreógrafa e professora de dança Barbara Laurindo; a costureira Marinete Moreira; a assistente social Denise Lizandro; a psicóloga Sandra Pessanha e a pedagoga Maria Rita Fundão.
“Através do programa, promovemos ações que contribuem para a democratização do acesso a manifestações artísticas e culturais, com oficinas de iniciação cultural, para adolescentes e jovens, priorizando o público definido da Assistência Social. Nossa sociedade demanda por espaços mais inclusivos, democráticos e que respeitem a diversidade, o empoderamento feminino e o combate ao racismo” explica o responsável pelo Semeando Arte, João Luiz Melsi.
Segundo Melsi, o programa tem o objetivo de promover iniciação cultural, democratizar o acesso à arte, estimular talentos e contribuir com a cidadania. No programa, são oferecidas oficinas de música, dança, artes plásticas e cidadania. “O Teatro Musical Infantil é encenado por crianças e adolescentes dos serviços e programas desenvolvidos pela FMIJ: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa de Cultura Semeando Arte, Programa Esporte Cidadão, Programa Guarda Mirim e Programa Qualifica Jovem”, explica.
No elenco estão Kaylane Matias, que interpreta a Ariel; Thaegner Rodrigues, o Linguado; Hemilly Sardinha, a Úrsula; Wendy Braz, a Úrsula; Wesley Barreto, o Sebastião; Ruan Barbosa, o Rei Tritão; Carlos Daniel Maricá, o príncipe Eric; João Carlos Ângelo, o Sabidão; Maria Vitória, a Carlotta; Adeilson Monteiro, o Lodo; Sthéfany de Souza, o cavalo-marinho; Sophia Areas, Attina; Nicolly Azeredo, Alana; Emanuelly Caetano, a Adella; Ana Klara barreto, Arista; Lais Machado, Aquata; Santhiago Soares, o Comandante; e Adeilton Monteiro, o Limo. Os marinheiros são vividos por Wallace de Freitas e Luiz Adriano.
Outras montagens - Ainda sobre a questão da cidadania e o papel social do programa, Melsi acrescenta que o Semeando Arte foi pioneiro, em 2016, ao ter uma jovem negra protagonizando a montagem Alice no País das Maravilhas. O programa foi criado em 2014 e, em 2015, apresentou a primeira montagem: O Mágico de Oz; em 2016, Alice no País das Maravilhas; em 2017, Peter Pan; em 2018; A Pequena Sereia e, em 2019, O Rei Leão. Em 2016, teve o reordenamento e o Semeando Arte deixou de ser programa e virou Serviço de Fortalecimento de Vínculo.