Visando melhorar o ordenamento do trânsito em Lagoa de Cima, gestores das secretarias operacionais se reuniram na Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, a fim de traçar ação emergencial para melhoria da mobilidade no balneário, local bastante escolhido pelos campistas em época de calor intenso. Entre as estratégias estão a sinalização vertical, atuação da Guarda Municipal para ordenamento do trânsito e a criação de áreas de estacionamento.
O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, explicou que a união intersecretarias é imprescindível para eliminar os principais problemas de mobilidade em Lagoa de Cima. “O prefeito Wladimir Garotinho, preocupado com o bem-estar das pessoas, solicitou que nós nos reuníssemos para buscar uma maneira rápida e emergencial de eliminar os principais problemas que estavam ocorrendo na Lagoa de Cima. O balneário é uma opção para o bem-estar da população nesse período de calor, mas não podemos esquecer que é uma área de Proteção Ambiental, por isso temos que ter atenção na liberação de acesso à Lagoa e de estacionamento”.
Para Mansur, o ordenamento do trânsito é o fator de maior importância no momento. “É preciso estarmos atentos ao estacionamento desordenado, que impede a circulação de outros veículos, inclusive de ambulâncias em caso de emergência. A Guarda Civil Municipal vai direcionar os visitantes para áreas mais adequadas para estacionamento e estamos estudando a abertura de outras”.
O comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino, fala da importância da ação.
“Nessa reunião ajustamos o mecanismo para poder atender toda a população campista, mantendo o ordenamento público, garantindo o direito de ir e vir dos moradores e dos turistas que frequentam o balneário. A Guarda Municipal faz o controle de fluxo e orientação às pessoas para o melhor o local ideal para estacionar. É preciso ter ciência que se o motorista estaciona em local irregular, diminui o fluxo de veículos e por consequência causa congestionamento. Na prática, a irregularidade de uma pessoa, pode causar transtorno para toda comunidade”.
Para evitar congestionamentos, o município está disponibilizando locais para estacionamento gratuito, próximo a Creche, a UBS e ainda nas proximidades do cemitério público. “Atualmente estamos atuando com três viaturas que ficam em pontos estratégicos, junto com a Polícia Militar e duas motos patrulhas que percorrem toda extensão da lagoa. A partir de dezembro, até o final do verão vamos aumentar o nosso efetivo em Lagoa de Cima. Nossos agentes vão orientar os motoristas a estacionarem nas áreas disponibilizadas, a fim de promover maior fluidez do trânsito”.
O comandante da Guarda pede aos frequentadores que respeitem a legislação de trânsito. “Muitos querem estacionar em local impróprio para ficarem próximos dos estabelecimentos, mas com isso, ele causa transtorno para os demais, devido ao estreitamento da rua. É preciso ter paciência, respeito e empatia para que todos possam usufruir de forma coletiva daquele espaço maravilhoso e lindo que é nosso balneário”, pontua Levino.
ESTRADA - No último dia 13, o prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado do secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, deu início às obras de recapeamento asfáltico da estrada que liga a localidade de Santa Cruz à Lagoa de Cima.
“Iniciamos o recapeamento asfáltico da estrada que liga Santa Cruz à Lagoa de Cima. São cerca de 14 quilômetros de asfalto novo, o que vai facilitar o acesso ao balneário dos moradores do bairro do Caju, Pecuária, Nova Brasília e ainda de Guarus, que não precisarão mais acessar pela Tapera”, disse o secretário.
Participaram ainda da reunião, o subsecretário de Meio Ambiente, Renê Justem, secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, vice-presidente do Instituto de Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Davi Alcântara, diretora da Vigilância Sanitária (VISA), Vera Cardoso, secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro e o secretário de Ordem Pública, Jakson Souza.