A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou, nesta quinta-feira (23), o primeiro mutirão de atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A ação aconteceu na Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, na praia de Farol de São Tomé, e teve como objetivo atender famílias que fizeram a última atualização do cadastro nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021, referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes. O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, acompanhou a ação.
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único, Kamilla Oliveira, nesta primeira edição cerca de 300 pessoas foram atendidas e tiveram seus cadastros atualizados. “Foi um dia muito produtivo, onde conseguimos fazer a atualização de diversas pessoas que estavam há mais de quatro anos sem fazer esse procedimento, que é fundamental para que as famílias continuem nos programas sociais”, destacou Kamilla.
Com o Bolsa Família bloqueado há 4 meses, Augusta Barreto aproveitou o mutirão para regularizar sua situação.
“Ajudou muito ter esse atendimento aqui. Eu estou com o Bolsa Família bloqueado, não estava conseguindo resolver minha situação e hoje consegui fazer a atualização dos meus dados no sistema para poder liberar meu benefício”, destacou Augusta.
O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O CadÚnico foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o munícipe, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, pode tentar participar de vários programas sociais.
Moradora do Farol, Gilda Barros aprovou o atendimento oferecido pelo mutirão.
“Para mim foi ótimo. Consegui atualizar meu cadastro, fui muito bem atendida pela equipe, que apesar da quantidade de gente que compareceu, soube tratar a gente de forma muito educada”.
PROXIMA EDIÇÃO – O próximo Mutirão de Atualização do Cadastro Único vai acontecer no dia 30 de novembro, a partir das 9h, na Escola Municipal Maria Arlete Azevedo de Araújo, em Saturnino Braga. Serão atendidas as famílias que fizeram a última atualização no CadÚnico nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021, referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes.
Para atualização, é necessário comparecer ao mutirão com os seguintes documentos: Identidade com foto original, CPF de todos os moradores da residência que tenham mais de 18 anos, comprovante de residência em nome do responsável familiar ou de quem mora com ele, carteira de trabalho, título de eleitor, declaração escolar de cada criança, com data de validade de até 30 dias após emissão (para todas as crianças entre 04 e 17 anos), e certidão de nascimento (para menores de 18 anos).
Território do CRAS de Goitacazes. Veja a relação dos bairros, distritos e localidades que fazem parte do território: Alto da Areia; Babosa; Baixa Grande; Barra do Jacaré; Beira do Taí; Boa Vista; Bugalho; Caboio; Campo de São Bento; Campo Limpo; Coqueiro de Tocos; Donana; Espinho; Estrada da Areia; Farol; Goitacazes; Marrecas; Marcelo; Mineiros; Mussurepe; Nova Campos; Nova Goytacazes; Olhos D’Água; Poço Gordo; Ponta Grossa; Santo Amaro; São Martinho; São Sebastião; Saturnino Braga; Tocos; Xexé.