A redução de 61% no índice de superlotação na urgência e emergência foi uma das melhorias obtidas no Hospital Ferreira Machado (HFM) por meio do projeto “Lean nas Emergências”, que encerrou oficialmente sua primeira fase de execução na unidade. O evento foi realizado na quinta-feira (23), no auditório do campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF Guarus), onde foram apresentados os resultados do trabalho realizado em conjunto com todas as áreas do pronto-socorro.
Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto “Lean nas Emergências” tem como propósito aplicar os conceitos “Lean”, filosofia de gestão capaz de potencializar resultados de organizações de todos os setores, inclusive hospitais. Além do Hospital Sírio-Libanês, o projeto também é executado em todo país pela Beneficência Portuguesa de São Paulo e pelo Hospital Moinhos de Vento.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do Hospital Ferreira Machado (HFM), Arthur Borges, comentou que a primeira etapa foi fundamental para identificar oportunidades de aprimoramento e estabelecer bases sólidas para as próximas fases do projeto.
“Desde o dia 12 de junho, quando ocorreu a primeira visita de apresentação até o atual momento, implementamos estratégias eficientes que visaram otimizar os processos de atendimento emergencial, buscando aprimorar a qualidade do serviço prestado à população. Os resultados obtidos foram significativos, demonstrando melhorias notáveis na agilidade do atendimento, na gestão de recursos e na satisfação dos pacientes e equipe médica. A redução dos tempos de espera, a melhoria na triagem e a otimização dos fluxos internos foram alguns dos impactos positivos alcançados”, enfatizou.
O objetivo do “Lean nas Emergências” é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil, por meio da redução no tempo de espera para atendimento médico e no tempo médio de permanência, entre outras ações de aprimoramento na área de gestão. A primeira fase de implementação tem duração média de seis meses, com visitas presenciais quinzenais aos hospitais participantes para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria. Após esse período, o hospital é monitorado por mais seis meses para a sustentação dos resultados.
O HFM finalizou a primeira fase de implementação das ferramentas e apresentou os indicadores obtidos para a equipe de consultores. Através do aperfeiçoamento dos fluxos de atendimentos na emergência e otimização da utilização dos leitos hospitalares, foi possível alcançar resultados como a redução de cerca de 59% do tempo de passagem do paciente que recebe alta do pronto-socorro.
Agradecimentos – “Nesse período de aproximadamente cinco meses, tivemos grandes realizações. Melhoramos a dinâmica do Pronto-Socorro, diminuímos os fluxos dos pacientes, aceleramos a internação, realização de cirurgia e exames. Hoje, com certeza temos um serviço mais eficaz e um hospital mais organizado possibilitando aos nossos funcionários um efetivo serviço a nossa população”, afirmou o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.
O médico e diretor clínico do HFM, Guilherme Ribeiro, destacou o trabalho dos participantes do projeto “Lean”. “Sem os médicos não conseguiríamos avançar para a segunda fase do projeto. Parabéns também a todos os funcionários que juntos fizeram esse projeto acontecer no HFM”, disse.