A formatura da 4ª turma do Curso de Formação do Grupamento de Operações Especiais (GOE) aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), no auditório da sede administrativa da Guarda Civil Municipal (GCM). Dos 17 agentes que iniciaram a jornada de treinamentos, nove chegaram à etapa final e conquistaram o diploma de formação. Dos nove, a única mulher participante do curso também se formou. O GOE representa a força de pronta resposta da guarda no município, atuando em situações especiais e de alta complexidade.
A qualificação, que aconteceu no decorrer de 30 dias, é obrigatória e tem treinamentos em educação física, ordem unida, conduta de patrulha, manuseio e utilização de armamento, táticas operacionais, entre outros. O evento teve a mesa composta pelo comandante da GCM, Wellington Levino; pelo subcomandante da GCM, Alex Anselment; Gerente de Operações da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Antônio Soares; Diretor Administrativo da GCM, Rômulo Rangel; representando a 2ª Companhia De Infantaria do Exército Brasileiro de Campos, a Segunda Tenente Mila.
O comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino ressalta a importância dos cursos promovidos pelo órgão para a qualificação, preparação e melhor desempenho dos agentes.
“Toda a qualificação faz melhorar a atuação da Guarda. E nós, através do prefeito Wladimir Garotinho, recebemos a missão de planejar, executar e atuar em prol da sociedade. Ele nos deu a responsabilidade de qualificar a instituição e temos feito isso, periodicamente, através dos cursos que oferecemos. Hoje foram formados os agentes que participaram do curso do GOE, mas já tivemos o curso do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), bem como cursos relacionados à atuação em trânsito. Tudo isso é para levar a sociedade o melhor que tem na GCM. A quarta turma do GOE vai trazer para a nossa sociedade uma atuação especializada, mais profissional e digna das cidades de primeiro mundo. A GCM está se preparando e se qualificando cada dia mais para melhor atender os nossos munícipes e os nossos visitantes”, destacou Levino, acrescentando ainda que a qualificação teve como objetivo preparar os agentes para executar as atividades operacionais que exijam emprego técnico e especializado de comandos e ações especiais no controle preventivo de distúrbios, de busca, salvamento e resgate, segurança de autoridades, no enfrentamento não usual e de maior complexidade e alto risco contra a violência e a criminalidade.
Gerente de Operações da ROMU e Instrutor, Antônio Soares, explica que a formação do quarto curso representa a evolução da instituição e melhoria das prestações de serviços da Guarda Municipal.
“No curso de formação, os homens treinaram, foram preparados durante 30 dias, onde foi exigido muito esforço e preparo da parte física e psicológica dos agentes. O GOE é um grupamento preparado e acionado para atuar nas ocorrências de maior complexidade, o que exige agentes treinados e formados. Dentro das nossas funções estão inseridos treinamentos de Intervenções táticas, controle de distúrbio, proteção de autoridades e patrulhamento tático urbano”, disse o Gerente da ROMU.
Formando no GOE, o GCM André Luiz Seabra, em tom de gratidão, falou em nome da 4ª turma.
“Agradeço a nossa psicóloga, aos instrutores que vieram de outras instituições coirmãs do GOE do Rio de Janeiro e a Polícia Penal também presente durante o curso. Agradeço a todos os instrutores da Guarda de Campos por dividirem com a nossa turma todos os seus conhecimentos e aprendizados. Todos os conselhos que recebemos serão implantados no dia a dia para proteger os nossos munícipes”, reforçou o formando.
A qualificação, que teve carga horária total de 250 horas distribuídas em 30 dias, incluindo os finais de semana, contou com o corpo de Instrutores formado por Guardas Civis Municipais. Participaram como convidados o GM Adeilson Viana, do GOE da Guarda Municipal do Rio de Janeiro; o Policial Penal, Inspetor Felipe Soares e o vice-presidente do Conselho Municipal de Proteção da Infância e Juventude, Renato Gonçalves.