Mutirões do Cadastro Único atendem 400 pessoas na Baixada Campista
As ações aconteceram em Saturnino Braga e em Farol de São Thome atendendo famílias que fizeram a última atualização no CadÚnico nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021
O Mutirão de Atualização do Cadastro Único (CadÚnico) realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, atendeu 200 pessoas em Saturnino Braga nesta quinta-feira (30). A ação aconteceu durante todo o dia na Escola Municipal Maria Arlete Azevedo de Araújo.
Na semana passada, o Mutirão aconteceu na Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, na praia de Farol de São Thomé e mais 200 pessoas tiveram o cadastro atualizado. Nas duas localidades as famílias são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes.
Os dois mutirões foram realizados para as famílias que fizeram a última atualização no CadÚnico nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021. Em 2024, novos mutirões serão programados para referenciados nos 13 Cras espalhados no município.
“Com a atualização, centenas de famílias continuarão com seus benefícios sociais, que na maioria das vezes é sua única fonte de renda. Em 2024, novos mutirões serão programados para referenciados nos CRAS espalhados no município”, explica a gerente do Cadastro Único, Kamila Oliveira.
O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o munícipe, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado. Em Campos, possibilita o acesso aos programas sociais criados pelo município, como o Cartão Goitacá e Mãe Coruja.