Os adolescentes que são assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), participaram de uma palestra sobre o Dezembro Vermelho, campanha que fala sobre a prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A palestra aconteceu no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), sede da Prefeitura, e foi realizada pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE).
A ação foi voltada aos adolescentes das unidades de Travessão, Jardim Aeroporto, Parque Guarus, Dores de Macabu, Ururaí, Poço Gordo, Penha, Martins Laje, Santa Cruz e Parque Esplanada. O SCFV possui 26 núcleos espalhados na cidade para a oferta de oficinas e diversas atividades para crianças, adultos e idosos. A técnica responsável pelo serviço, Deborah Carvalho, reforçou a importância da parceria dos órgãos municipais no trabalho de educação e conscientização dos assistidos, como foi a palestra sobre o Dezembro Vermelho.
“A saúde é um dos temas transversais do nosso percurso. Contamos sempre que possível com a parceria de programas e serviços das demais secretarias. A palestra serviu para levar informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, principalmente HIV e Sífilis, que possuem grande incidência no município”, disse Deborah.
O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, disse que o Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. “O PSE promove ações de Educação em Saúde não só em dezembro, mas durante todo o ano, reforçando as atividades e ações abordando a temática das ISTs por meio dos projetos de enfermagem, levando informação, e informação é proteção”, disse João.
Assistente Social do PSE, Francelyne Levino disse que a campanha Dezembro Vermelho é de suma importância, pois contribui com o aumento da circulação de informações a respeito do diagnóstico, tratamento e métodos de prevenção do HIV, Aids e das ISTs, dos direitos humanos dos pacientes com o vírus HIV, desmistificando estigmas e preconceitos que ainda existem, trabalhando os profissionais de saúde e educação no combate ao preconceito e discriminação contra pessoas que convivem com o HIV/AIDS e outras infecções.
“Uma outra ação em alusão ao Dezembro Vermelho ocorreu na Creche Dom Antônio de Castro Maia, no início deste mês, destinada aos responsáveis pelos alunos e realizada pelo Projeto Eu Digo Não Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com vistas a sensibilizar o público presente sobre a comunicação de casos suspeitos ou confirmados de violência sexual contra meninas e meninos, pois por meio dessa violência é possível a contaminação por infecções diversas”, disse Francelyne.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O SCFV é ligado à SMDHS e possui um caráter preventivo, protetivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários. O serviço é ofertado de modo a garantir a segurança da acolhida nos espaços municipais, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.