A magia do Natal tomou conta do Teatro Trianon na noite desta quinta-feira (7). Assistidos da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (APAPE) participaram da apresentação especial natalina com músicas, peças teatrais e muita luz, levando ao público duas mensagens especiais de Natal: respeito e solidariedade.
As crianças e seus pais encenaram a parte mais significativa da data, que é o nascimento de Jesus.
O evento contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, que entregou à instituição um novo mobiliário e equipamentos, como três notebooks, um aparelho de ar condicionado, uma fritadeira, um fogão elétrico, uma televisão, um freezer e uma pipoqueira.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal. Wladimir estava acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira; do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; e do vice-presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Leandro Castelo. Participaram, ainda, as equipes da instituição e a diretora Naira Peçanha.
“A gente tem transformado Campos em uma cidade mais inclusiva e melhor para se viver a cada dia. Que a gente possa diminuir as desigualdades e as diferenças, porque é por isso que a gente luta e trabalha todos os dias. A APAPE, assim como outras instituições, nos ajudam a ofertar serviços a essa parcela da população que necessita de assistência. Todo esse material será utilizado da melhor forma para essas crianças e suas famílias”, disse o prefeito.
A apresentação natalina fechou o ciclo de eventos da APAPE, que irá inaugurar a sua segunda sede ainda neste mês de dezembro. O espaço foi cedido pela Prefeitura e abrigará novas salas para atendimento dos assistidos. O mobiliário entregue pelo prefeito irá compor o imóvel.
“Eu não podia estar mais feliz. Estamos encerrando o nosso ano com essa apresentação linda. É uma superação para nós da equipe, para os pais, mas principalmente para os nossos assistidos. Além de ser um dia cristão, de falar do ato mais importante da humanidade, que é o nascimento de Jesus, estamos felizes por essa entrega do mobiliário. Temos um prefeito inclusivo, que nos entregou ainda um espaço novo. Assim, poderemos atender ainda mais famílias”, disse a diretora da unidade, Naira Peçanha.
A APAPE está há 24 anos ofertando serviços de proteção social especial para pessoas com deficiências e suas famílias. Por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, a instituição é uma das seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Prefeitura que prestam serviços socioassistenciais à população.
“As instituições, assim como a APAPE, fazem um trabalho magnífico com as pessoas que têm algum tipo de deficiência e suas famílias. É um momento de muita felicidade para a gente estar aqui comemorando o fim de mais um ano e assistindo a essa apresentação muito especial”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
Atualmente, a instituição atende a cerca de 160 meninos e meninas com algum tipo de deficiência. Mãe do pequeno Heitor, Ariana Veloso ficou encantada com a apresentação do filho, que, segundo ela, tem tido uma grande evolução de aprendizado a partir das atividades realizadas na instituição. “É a primeira vez que ele se apresenta, então, ele está muito feliz e eu também. Este ano eu percebi uma evolução muito grande nele, mas não foi à toa, foi pelo trabalho que vem sendo feito na APAPE”, disse a mãe.
“Nós estamos felizes, porque é importante para ela estar aqui, já que ela interage com as pessoas e perde a timidez. Estar aqui no Trianon se apresentando é bom demais”, explicou Joceli de Oliveira, mãe da Greiciele Carvalho, que é assistida da APAPE há 19 anos.
Financiamento da Prefeitura para as instituições terá aumento de 10% do valor em 2024
O município de Campos possui seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Prefeitura que prestam serviços socioassistenciais à população. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (APAPE), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), Educandário para Cegos São José Operário, Associação Mantenedora do Asilo Nossa Senhora do Carmo e o Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA).
Em 2023, a Prefeitura lançou editais para seleção de entidades que vão atuar ao longo do ano de 2024. O financiamento do município terá um aumento de 10% no valor per capita pago por cada tipo de serviço. Para o atendimento de proteção social especial para pessoas com deficiência e suas famílias, o valor per capita passou de R$ 406,00 para 446,60. São previstas 848 vagas mensais desta modalidade.