As obras da Clínica Regional de Hemodiálise "Amigos do Rim - Francisco Paes Filho", iniciadas em 24 de agosto de 2023, estão em ritmo acelerado e já avançaram várias etapas, como a alvenaria do primeiro pavimento e os quatro elevadores de serviço, 100% prontos. Atualmente, os serviços estão concentrados na finalização da concretagem da laje do segundo andar, a pintura das paredes do 1º andar e montagem das estruturas metálicas, além da colocação do revestimento dos banheiros do primeiro andar. A unidade será referência no tratamento de pacientes renais de Campos e Norte Fluminense.
Fruto de parceria da Prefeitura com o governo estadual, a clínica, anexa ao Hospital Geral de Guarus (HGG), foi planejada para atender até 60 pacientes simultaneamente, em três turnos. Sob a gerência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), as vagas serão disponibilizadas por meio do Serviço Estadual de Regulação (SER), representando um marco importante na saúde regional.
O centro de hemodiálise foi solicitação pelo prefeito Wladimir Garotinho à Secretaria de Estado de Saúde (SES) em 11 de fevereiro de 2022. A solicitação foi atendida no dia 28 de fevereiro deste ano, durante a solenidade de lançamento do projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, na Santa Casa de Misericórdia.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, “é mais um grande avanço que se concretiza através da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, com o prefeito Wladimir e o vice-prefeito Frederico Paes, no sentido de que podemos, sim, com as forças unidas, aumentar a assistência à saúde dos nossos munícipes e da região. Uma assistência extremamente importante e muito carente, que é o segmento dos pacientes portadores de insuficiência renal crônica”, disse o secretário.
“A importância dessa clínica reside na oferta de um ambiente controlado e seguro para realizar a hemodiálise, um procedimento vital para muitos pacientes com doença renal. A estrutura será equipada com tecnologia e profissionais altamente qualificados, o que garantirá um tratamento eficaz e seguro. Além disso, a proximidade geográfica dessa clínica será uma vantagem considerável para os pacientes, reduzindo o tempo de deslocamento e tornando o processo de tratamento mais conveniente. Isso não apenas melhora a qualidade de vida dos pacientes, como também otimiza o acesso a um cuidado médico especializado e regular, impactando positivamente seu prognóstico e bem-estar geral", informou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.
A Clínica - A nova unidade regional de saúde, orçada em R$ 15.719.387,00, sendo R$ 15 milhões provenientes do Governo do Estado e o restante de recursos próprios da Prefeitura, é um dos projetos de destaque da gestão atual na área da Saúde. Com previsão de conclusão em 12 meses, a clínica oferecerá oito leitos especiais em áreas isoladas para pacientes com patologias infecciosas, garantindo abordagens mais seguras, especialmente em situações como Covid-19 ou hepatite C. Além disso, quatro leitos de estabilização estarão disponíveis para intervenções rápidas diante de quaisquer emergências durante o tratamento.