Anderson Oliveira é campista, ex-aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), advogado e mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, além de desenvolvedor/Inves. Entretanto, a atividade profissional que mais tem lhe dado orgulho ultimamente é a de investidor. E é com essa mentalidade de empresário que ele participa, pela segunda vez, como bolsista do Programa Startup Campos, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), em parceria com a Tec Campos Incubadora.
Arte: Anderson Oliveira
Ele e outros 15 bolsistas assinaram os termos de outorga do Programa neste mês e participaram da cerimônia de boas-vindas na sexta-feira (8), na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). O evento contou com a presença do secretário de Educação, Marcelo Feres; subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; presidente da Tec, Henrique da Hora; e a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo.
Para Marcelo, eles serão os futuros empresários de Campos, que vão ajudar a alavancar a economia no município.
Foto: Wellington Rangel
“Aproveitem a oportunidade a cada dia, e que as novas ideias de vocês possam evoluir e amadurecer. Esse programa vai permitir que vocês avancem muito com o apoio do ecossistema. É motivo de muita alegria saber que a adesão ao Programa está aumentando a cada ano, tendo repercutido, inclusive, no âmbito da Faperj. Esse é um espaço rico para a inovação. Parabenizo a todos os comtemplados. Tenham sucesso nos próximos 18 meses”, disse o secretário.
Henrique também acolheu o novo grupo. “Aqui está a germinação de uma nova matriz econômica, que vai elevar nossa economia municipal, baseada em ciência, tecnologia e inovação. Aqui está nosso futuro. Parabéns e sucesso”, afirmou.
Anderson participou da edição de 2022 do programa com a criação do aplicativo Menugas. “Começamos em 2019, mas foi a partir da participação no Programa Startup Campos, junto com a Tec, que tivemos uma guinada e um grande avanço”, destacou.
Na edição de 2023, ele apresentou o projeto Aplicativo Donna e receberá apoio técnico na Tec para desenvolver transporte público para mulheres. A ideia é utilizar os próprios ônibus que já existem na cidade e colocar um dispositivo dentro de cada veículo para que as mulheres saibam por onde eles estão transitando, otimizando tempo e facilitando a vida do público feminino.
“Sou um investidor apaixonado por startups e por impulsionar o meu crescimento através da tecnologia. Com minha visão estratégica e conhecimento do mercado, eu vi o Aplicativo Donna como um grande potencial tecnológico, que irá contribuir significativamente para a diminuição dos assédios que as mulheres sofrem no transporte público. O Aplicativo Donna irá oferecer um serviço de transporte exclusivo para mulheres, de mulheres para mulheres. Reconhecemos que a segurança é uma prioridade absoluta quando se trata de transporte, especialmente para mulheres. Estamos dedicados a fornecer não apenas um serviço de transporte, mas uma experiência que seja confiável, segura e livre de preocupações”, informou Anderson.
Foto: Wellignton Rangel
Na Tec, Anderson aprendeu a desenvolver a habilidade de ouvir. “Essa atitude é fundamental não só nos relacionamentos interpessoais, como também no negócio da startup. É comum o ser humano achar que sabe tudo, mas é aí que precede a queda do indivíduo. Digo isso porque comecei a ter resultados exponenciais quando iniciei a prática das atividades propostas a mim. Se eu mantivesse o mesmo comportamento, teria o mesmo resultado. Logo, decidi mudar para obter novos resultados. Essa política pública é muito importante para o crescimento de todo o negócio. Sabemos que o início de qualquer coisa é difícil, e em uma startup não é muito diferente. Com a política pública e com pessoas qualificadas da Tec, conseguimos alavancar a startup para um futuro brilhante, o que muito auxilia todos esses investimentos já feitos”, relatou.
O evento também teve participação de bolsistas da edição anterior, que apresentaram os resultados dos trabalhos aprovados. O coordenador do Programa de Incubação da Tec, Túlio Baita, apresentou o Ecossistema de Inovação da região, e houve, ainda, uma dinâmica de integração entre as empresas do Programa de Incubação.