Além da contratação de Ana Letícia Rangel Gomes, 19 anos, aluna dos cursos de Informática e Fotografia Digital do Programa Qualifica Polo, promovido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), mais cinco jovens da instituição estão participando de um processo seletivo na mesma empresa: a Fadel Transportes. Além disso, segundo o coordenador do programa Qualifica Jovem e Polo, Raphael Carreira, alguns alunos também já estão atuando de forma autônoma, principalmente os que estão concluindo o curso na área de beleza. A formatura de 244 alunos de 10 cursos dos Programas Qualifica Jovem e Qualifica Polo acontece no próximo dia 18, às 14h, no Teatro Municipal Trianon.
“Temos relatos dos próprios alunos de que muitos estão atuando de forma autônoma com as profissões que aprenderam na FMIJ, como, por exemplo, barbeiro, design de unhas, design de sobrancelhas e salão de cabeleireiro”, afirma Raphael, acrescentando que uma empresa do ramo de alimentos também procurou a FMIJ para marcar reunião visando aproveitar os jovens que estão concluindo os cursos.
Exemplos como o de Ana Letícia são motivo de orgulho para a equipe da FMIJ. Além dos dois cursos da Fundação, ela concluiu o ensino médio e vem buscando se qualificar cada vez mais. “Ela é uma aluna muito dedicada, muito centrada para a idade dela e foi uma grata surpresa. Agora, estamos com mais cinco alunos participando do processo seletivo da empresa”, destaca o coordenador.
Foto: Thamirys Mattos / Divulgação
“O programa Qualifica Jovem da FMIJ trouxe grande impacto na minha vida e no meu desenvolvimento profissional. Por conta dele, tive a oportunidade de ingressar no programa de aprendizagem da Fadel Transportes, onde pude aplicar na prática os conhecimentos que adquiri no curso de Informática, que me proporcionou uma experiência no mundo real. A parceria da FMIJ com a Fadel mostra o compromisso da Fundação em preparar e encaminhar seus alunos para o mercado de trabalho e também no compromisso social da Fadel na inclusão de jovens ao mercado de trabalho. Por meio desse tipo de parceria, que une educação e oportunidade de entrada no mercado de trabalho, demonstra como a Educação não apenas capacita, mas também pode transformar a realidade dos jovens”, destaca Ana Letícia.
Raphael acrescenta que o sentimento é de alegria, “porque a gente trabalha todo dia para qualificar esses jovens, e, hoje, temos portas abertas para encaminhá-los para o mercado de trabalho. Também temos que ressaltar o trabalho do presidente Leon Gomes, que não mede esforços para buscar parcerias e possamos estar encaminhando nossos jovens para o mercado de trabalho”, informa.
A assinatura do contrato de Ana Letícia com a empresa aconteceu em outubro, com a participação das funcionárias do departamento de Recursos Humanos da empresa Fadel Mônica Batista Manhães e Maria Eduarda da Silva Pena; do vice-presidente, Leandro Castelo; e do coordenador do programa Qualifica Jovem, Raphael Carreira, além do chefe de Gabinete Diego Rodrigues e do diretor Financeiro, Nilo Gonçalves.
Segundo o presidente da FMIJ, Leon Gomes, a qualificação dos jovens é fundamental para que sejam inseridos no mercado de trabalho e possam construir histórias de sucesso profissional. “Estamos muito felizes e, a cada nova turma que se forma, temos a sensação de estarmos no caminho certo. Os jovens são o futuro do Brasil e aqui temos a oportunidade de fazer a diferença na vida de cada um deles”, disse o presidente.
Leon aproveita para chamar atenção de empresários para o Programa de Aprendizagem, criado a partir de uma lei que permite a contratação do aprendiz, dando oportunidade de formação e qualificação dos jovens. O programa também é visto como porta de entrada do jovem no mundo do trabalho, principalmente para os jovens em situação de vulnerabilidade social.