O elenco do espetáculo “A Pequena Sereia”, apresentado no final de novembro no Teatro Municipal Trianon, participou de uma viagem cultural ao Rio de Janeiro. Os adolescentes e jovens do musical fazem parte do Programa de Cultura Semeando Arte, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Mais de 2.500 pessoas assistiram ao espetáculo “A Pequena Sereia”. Ao todo, cinco sessões foram realizadas nos três dias de espetáculo. Na plateia, instituições, escolas, familiares e amigos. O espetáculo contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira; do presidente da Fundação, Leon Gomes; do vice-presidente, Leandro Castelo; do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; e da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas.

“Foi uma experiência única para alguns que nunca tiveram a oportunidade de sair do município de Campos e poder conhecer o Theatro Municipal do Rio de Janeiro em uma visita guiada, além de visitarem o Museu do Amanhã, em uma proposta educativa onde temas como sustentabilidade e responsabilidade humana com o futuro foram abordadas. Para encerrar o dia da viagem cultural, um passeio na roda gigante YupStar, na região portuária, proporcionou belas vistas da Cidade Maravilhosa”, informa o responsável pelo Semeando Arte, João Luiz Melsi.
A viagem foi uma iniciativa da FMIJ, através do Programa de Cultura Semeando Arte, com o apoio de alguns parceiros, como a empresa Corbion, que proporcionou um lanche num fast food; Colégio Eucarístico com fornecimento do almoço em um restaurante no Rio; além de outras escolas que apoiaram essa iniciativa educativa e cultural. “Certamente foi um dia bastante produtivo, de muito aprendizado e diversão para todos”.
Para João Melsi, a retomada do Programa Semeando Arte e do projeto do Teatro Musical da FMIJ, culminando na montagem do espetáculo, representa uma demonstração de superação às diversidades. “Agradeço a gestão do presidente da FMIJ, Leon Gomes, que teve esse olhar alongado pela cultura, democratização da arte e descoberta de talentos das nossas crianças, adolescentes e jovens assistidos da FMIJ. Agradeço também a todos os setores da FMIJ que contribuíram em tudo para que conseguíssemos realizar esse espetáculo”, disse.

Ele explica que todo cenário, figurinos e acessórios foram produzidos pela FMIJ, inclusive com reaproveitamento de materiais que seriam descartados. “Coletamos através de uma gincana em parceria com a empresa Corbion, e incorporamos para compor o nosso cenário. Agradeço também ao apoio da empresa na nossa produção, trazendo os conceitos de responsabilidade ambiental e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, presente na Agenda 2030 da ONU, que pudemos abraçar nessa nossa produção”.
“Tenho certeza de que o nosso elenco, composto por crianças, adolescentes e jovens, saiu dessa experiência transformadora, não apenas com seus talentos descobertos e aprimorados, mas também com um repertório maior de conhecimentos e habilidades, além dos conceitos fortalecidos sobre cidadania, responsabilidade social, união, amizade e trabalho em equipe”, finaliza o responsável pelo Semeando Arte.