A Prefeitura realizou, nessa quinta-feira (14), a entrega dos certificados de conclusão de curso aos alunos da Padaria Escola e do Centro de Convivência de Guarus, equipamentos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Cerca de 170 pessoas, entre homens e mulheres, receberam os diplomas em uma cerimônia que aconteceu no Palácio da Cultura.
O evento contou com a participação do secretário Rodrigo Carvalho; da subsecretária adjunta, Grazielle Gonçalves; do diretor de Departamento de Programas e Projetos da Secretaria, Marcelo Arêas; e da subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana. A formatura foi acompanhada, ainda, pelos instrutores e professores dos cursos.
Da Padaria Escola se formaram os alunos do curso de confecção de salgados, que durou um mês e meio. As aulas são ministradas em espaço próprio, equipamentos profissionais e materiais adquiridos pela própria Prefeitura. Já do Centro de Convivência de Guarus, foram certificados os alunos que participaram de diversos cursos livres no período de três meses, como de manicure, design de sobrancelha, escovista, barbeiro, mídias digitais, artesanato, trancista e costura criativa.
Foto:Rafael Ribeiro / Divulgação
“A entrega dos certificados é apenas o início da vida profissional dessas pessoas. Com essa qualificação, eles podem seguir a vida e conseguir uma renda melhor, melhorando a vida de suas famílias e saindo de uma eventual situação de vulnerabilidade social. Ninguém vai tirar deles o conhecimento adquirido nas aulas”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.
Albertina da Conceição, de 59 anos, é moradora do Parque Prazeres e concluiu o curso de manicure no Centro de Convivência de Guarus. Com o certificado em mãos, ela pretende aumentar a renda da família.
Foto:Rafael Ribeiro / Divulgação
“Eu sempre fui do lar e fiz um pouco de tudo, mas agora eu pretendo trabalhar como manicure. Eu me especializei e quero viver de unhas. Eu moro com meu marido e meu filho. As coisas lá em casa vão melhorar”, disse.
Felipe Pessanha já é padeiro, mas decidiu entrar no curso de confecção de salgados da Padaria Escola para expandir os seus conhecimentos na culinária e abrir um negócio.
Foto:Rafael Ribeiro / Divulgação
“Eu não tinha prática com salgados, mas peguei uma boa prática no curso. Eu já sou padeiro e estou pensando em montar um negócio. Isso vai dar um conforto maior para a minha família”, contou.
Por meio do Departamento de Programas e Projetos (DPP), com a Padaria Escola, o Centro de Convivência e a Pracinha da Cultura, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social já formou aproximadamente 800 pessoas apenas em 2023.
“Enquanto DPP, a nossa meta é formar e qualificar as pessoas. A nossa secretaria oferece todo o suporte social por meio dos programas, mas também oferece qualificação para que as pessoas não dependam apenas deles. Esse certificado é a porta de entrada para um emprego, para uma experiência e para uma vida nova”, explicou o diretor do DPP, Marcelo Arêas.
Os cursos oferecidos na Padaria Escola e no Centro de Convivência de Guarus são na modalidade livre, ou seja, possuem carga horária baixa. Eles são voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que sejam referenciadas em um dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. As novas turmas devem ser abertas logo após o Carnaval de 2024. As inscrições serão informadas pelo site da Prefeitura para que os interessados se inscrevam.