A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da subsecretaria de Atenção Primária, promoveu, nesta segunda-feira (18) na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), uma capacitação para médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSfs). O intuito é de que haja alinhamento do serviço de pré-natal de baixo risco, melhorando a assistência à saúde das gestantes que fazem parte da Rede Campos de Saúde Pública.
O encontro foi ministrado pela ginecologista e obstetra que atua no Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM), Consuelo Chicralla Martins. Dentre os assuntos abordados estavam os aspectos do planejamento e assistência ao parto, além de questões que são relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências.
“Temos que pensar na padronização da assistência, fazendo com que toda uma equipe consiga trabalhar de uma forma correta, adequada e uniforme. Isso faz com que os gestores consigam prever as demandas e as necessidades e, dessa forma, oferecer os exames básicos no momento correto, prestando uma melhor assistência à população”, disse Chicralla.
A coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Rayssa Gonçalves Machado, informou que o treinamento é para os novos médicos que vieram integrar a Atenção Básica do município. “Essa capacitação é de extrema importância para alinhar esses profissionais de acordo com o protocolo municipal”.