Histórias de vida, superação e conquistas, guardadas pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), foram apresentadas nesta segunda-feira (18), na formatura dos cursos desenvolvidos pela unidade. O prefeito Wladimir Garotinho e a primeira dama Tassiana Oliveira participaram da solenidade e, como familiares e amigos dos formandos presentes no Teatro Trianon, também se emocionaram com as apresentações e os relatos.
Wladimir relembrou do “como e porque” da FMIJ: “Nos anos 90, um prefeito com 28 anos, meu pai, o Garotinho, criou a Fundação do Menor, depois Fundação da Infância. Eu morava perto e passava muito tempo lá com ele. Aprendi a conviver com as dificuldades local e ver o trabalho feito para mudar a vida de crianças e adolescentes. Ao ouvir essas histórias, me sinto realizado, principalmente, porque não deixamos de apoiar a FMIJ nunca. Quero que vocês tenham qualificação, oportunidade e possam ser o que quiserem na vida”, disse o prefeito.
Tassiana Oliveira preferiu não falar como primeira dama, mas como mãe:
Foto: Vadinho Ferreira / Divulgação
“Muitas famílias aqui estão orgulhosas dos filhos, pela oportunidade e desempenho de cada um. O governo Wladimir é incansável, preocupado com a transformação da cidade e sabe da importância dos programas e projetos que dão sustentabilidade para que as pessoas possam sobreviver. E quando consegue somar ajuda e qualificação, é sucesso. Hoje ver o resultado dessa qualificação, histórias de jovens que já estão conseguindo gerar renda com o que aprenderam, é orgulho para todos”, afirmou Tassiana.
O presidente da FMIJ, Leon Gomes, ovacionado pela plateia, disse que tudo apresentado neste dia era resultado de um trabalho incansável do Governo Wladimir e toda equipe da instituição. “Viemos para a Fundação em março, com o desafio do descobrir por onde começar. E hoje ver programas, projetos e cursos oferecidos à sociedade com resultados muito bons, nos enche de alegria. Desde que Wladimir assumiu o mandado - passando pelo período de pandemia, depois ajuste de contas, até agora - 1.019 jovens foram formados pela FMIJ”, completa Leon Gomes.
O vice-presidente Leandro Castelo lembrou que o momento era de felicidade para todos, principalmente para ele que um dia foi, também, um assistido da instituição: “Felicidade ainda maior para os formandos que estão dando mais um passo em suas vidas, a partir daqui. A vocês jovens, parabéns, porque sabemos que muitos ficam no caminho e vocês perseveraram e acreditaram em suas capacidades. Vamos continuar aplaudindo a caminhada de cada um e, quem sabe um dia, vocês possam estar nos substituindo”, finalizou Leandro Castelo.
OLHAR PARA O FUTURO
Francyellen Lima Azeredo, 17 anos, fez curso no salão feminino da FMIJ e está com esperança que, a partir de agora, as coisas irão mudar para melhor.
Foto: Steffany Fiúza / Divulgação
“Estou confiante e agradecida pela oportunidade”, disse.
Andrey Mickelly Gomes Almeida, 14 anos, fez curso de artes marciais (Taekwondo) e está todo orgulho com seu uniforme”:
Foto: Steffany Fiúza / Divulgação
Gostei muito do curso e pretendo continuar aprendendo cada vez mais”, afirma.
Heryck dos Santos Vieira, 17 anos, da Guarda Mirim, mostrou toda postura que aprendeu na abertura do evento:
Foto: Stefanny Fiúza / Divulgação
“Aprendemos muito aqui na Guarda Mirim. Gostou muito de estar aqui e aprender tanta coisa”, explica.