A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizou um evento para celebrar a integração dos órgãos de segurança pública e homenagear agentes que se destacaram durante o ano. A iniciativa visa fortalecer a importância de integração nas ações entre as forças de segurança que atuam no município, com a finalidade de preservação da Ordem Pública e da proteção das pessoas e do patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, Estados e Municípios, em articulação com a sociedade. A cerimônia, que aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, contou com a presença de representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (GBM) e Polícia Penal (SEAP).
O secretário de Ordem Pública, Jakson Sousa, que fez a apresentação e entrega dos certificados aos homenageados, destacou a importante atuação de integração dos órgãos de segurança no município. “Hoje é um dia especial para a segurança pública, porque estamos homenageando os profissionais que lutam no dia a dia em prol de uma cidade mais segura. O evento tem como parâmetro a integração que vem acontecendo entre os órgãos de segurança e agradeço a todos que sempre enalteceram e estabeleceram essa relação profissional em busca do melhor para os munícipes. Nós que vivenciamos e respiramos a segurança pública sabemos que é um trabalho árduo para garantir uma cidade mais segura para todos”, destacou.
Subsecretario de Ordem pública, Luís Vagner agradeceu ao prefeito Wladimir Garotinho pelo cuidado e engajamento por uma segurança mais eficiente. “Estamos criando e elaborando tudo que a gente sonha para a segurança pública em Campos. Agradeço ao Wladimir pelo entusiasmo e coragem. Ter um prefeito que busca e estuda os melhores resultados de outros municípios para implantar em sua cidade é de uma importância enorme. Estamos avançando e isso é motivador”, disse.
Comandante da GCM, Wellington Levino lembrou que a interação entre as equipes fortalece a integração.
“A Guarda se empenha para trabalhar em parceria e sabe da importância e necessidade da integração entre os órgãos de segurança. Precisamos trabalhar da melhor forma para garantir o melhor para a nossa cidade, e a Ordem Pública é o ponto chave para os operadores de segurança”.
Para o comandante da 1° Companhia de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tenente Mello, as ações em conjunto fazem com que os resultados sejam rápidos e precisos.
“Estamos em um evento que consolida o reconhecimento do trabalho e dos resultados, através da coesão dos órgãos da área de segurança, que precisam atuar de forma única para o bem proposto que é a segurança pública e a defesa social”, enfatizou o tenente.
O secretário de Ordem Pública, que foi homenageado no final da solenidade pelos profissionais da pasta, apresentou ainda dados com resultados importantes para a garantia da segurança, como o verão de 2023 na praia de Farol de São Tomé, quando não foram registradas ocorrências. “Os eventos do último verão no litoral campista foram totalmente planejados e monitorados e tivemos um resultado incrível, sem ocorrência durante todo o verão. E isso é mérito de uma ação integrada, que nos possibilitou prosseguir o ano com uma operação de ordenamento, organizada em todas as regiões do município”.
Além dos diversos agentes dos órgãos de segurança que atuam em Campos, foram homenageadas a delegada da 134ª Delegacia de Polícia (DP), Natália Patrão; a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Madeleine Dykeman; o comandante da GCM, Wellington Levino; o comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Cruz; o coronel da PM, Rodrigo Ibiapina; do Corpo de Bombeiros, major Garcez e Felipe Manhães Barbosa; agentes da PRF e do SEAP.