O Programa de Controle do Tabagismo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Direção de Programas Especiais de Saúde, conta com mais de 600 inscritos, fechando o ano com saldo positivo. Nesta quinta-feira (21), inaugurando o novo espaço, que foi totalmente reformado para melhor atender a população, a equipe se reuniu com alguns pacientes para um lanche da tarde.
Em outubro último, o programa completou um ano de reestruturação. O serviço conta com sessões estruturais de Abordagem Cognitiva Comportamental (ACC), palestras informativas, acompanhamento médico para controle de ansiedade e suporte medicamentoso.
A coordenadora do programa, Júlia Assis, disse que a reforma da sala foi um presente de Natal. “Nenhum paciente sai da sua casa para vir à Secretaria de Saúde a passeio, ele vem à procura de acolhimento. Ter um espaço totalmente reformado, garantirá um atendimento ainda melhor a população”.
Segundo o subsecretário de Infraestrutura e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Genil Alves, o espaço ganhou piso, ar-condicionado novo, uma cozinha pequena, além de pintura, mobília e uma porta de vidro temperado. “O programa é de suma importância. Então, fizemos uma estrutura muito boa para que os pacientes se sintam confortáveis”. O resultado é esse aí, um ambiente bonito e acolhedor”.
TABAGISMO – O Programa, que conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que seguem as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento dos fumantes, tem por objetivo reduzir a prevalência de tabagistas no município e os elevados índices de adoecimento e mortes relacionadas ao consumo do cigarro e demais derivados do tabaco.
“Eu fumava há uns 20 anos. Fiz o tratamento todo aqui e consegui ficar 14 anos sem fumar. Acontece que, em 2021 contraí a Covid-19, tive várias sequelas pós-Covid, crise de ansiedade e pânico. Foi aí que o cigarro entrou novamente na minha vida. Retornei este ano ao programa e já diminui consideravelmente o consumo. Meu desejo, agora, é parar de vez”, relatou a dona de casa Leila Miranda, de 63 anos.