As unidades escolares da rede municipal de ensino vão continuar recebendo os serviços de dedetização, desratização e descupinização mesmo durante o período de férias. Os gestores foram informados, por meio de ofício enviado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), sobre as datas de execução dos serviços em cada escola e creche.
De acordo com a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, o trabalho é cíclico e foi reiniciado em novembro. “Os três serviços são feitos no mesmo dia. As unidades que ainda não agendaram os serviços ou tiverem alguma dúvida ou ainda desejarem alterar a data devem enviar solicitação para o e-mail sgofoficios@edu.campos.rj.gov.br”, informou.
A diretora da Creche Escola José Eduardo dos Santos Peixoto Zandonaide, do Parque Santa Helena, Gilcimara Silva André, falou sobre a ação. “Não teve cheiro forte e o atendimento foi ótimo. Não achamos nenhum rato, porque já fazemos esse processo e a higienização constantemente. Esse trabalho é muito valioso, visando garantir a saúde dos nossos pequenos e dos nossos funcionários, e mostra o compromisso e a responsabilidade da Secretaria de Educação”, disse.
O serviço de descupinização consiste na pulverização, pincelamento, injeção ou polvilhamento de produtos químicos específicos, de ação residual prolongada, nos pontos infestados (áreas externas e internas) por cupins e brocas de madeira, eliminando-os e formando uma barreira química protetora como forma de prevenção.
A desinsetização consiste no controle de insetos voadores e rasteiros. Inclui aranhas, baratas, pulgas, formigas, escorpiões, traças, mosquitos, lacraias, moscas e pernilongos. As aplicações são executadas associando os sistemas de pulverização, gel, atomizador, larvicidas e pó químico.
E a desratização representa a aplicação de raticida em forma de iscas granuladas, parafinadas em cubos, e pó de contato em pontos estratégicos de tocas, ninheiras e passagem de roedores. O material utilizado mata os roedores não permitindo a circulação deles envenenados e não permite que os ratos, depois de mortos, putrifiquem, exalando mau cheiro, ou venham a causar entupimentos nas tubulações.
Carla acrescentou que os produtos não causam manchas, são antialérgicos, são inofensivos à saúde humana, são permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (ANVISA) e sem odor, visando minimizar os impactos à saúde dos profissionais, alunos e pais. Durante a execução é recomendado o afastamento de pessoas e animais do local, pelo menos por duas horas do início do serviço.
“Os empregados da empresa devem estar devidamente identificados, uniformizados e se apresentar na unidade escolar com equipamentos de trabalho, principalmente de segurança, coletivos e individuais (EPCs e EPIs)”, orientou a subsecretária.
Para a diretora da Creche da Penha, Rosi Santos, os serviços garantem mais segurança para trabalhar, principalmente neste período de verão que se aproxima, que é quando essa população de pragas e insetos aumenta. “Perdemos janela e árvores devido a cupim, assim como tivemos outros contratempos devido a insetos e pequenos animais. A dedetização, para nós, veio em boa hora. Mais uma vez a Secretaria acerta ao desenvolver esse tipo de ação, melhorando cada vez mais as condições de trabalho de quem está lá na outra ponta, dentro das unidades escolares”, disse Rosi.