Desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho, mais de mil jovens se formaram em cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelos Programas Qualifica Jovem e Qualifica Polo, da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ). Ao todo, foram 1.019 alunos aptos a entrarem no mercado de trabalho. Só no segundo semestre deste ano, 244 alunos se formaram nos 10 cursos oferecidos pela instituição, totalizando 467 neste ano. A FMIJ completou 33 anos e, por meio dos cursos, oferece oportunidade de qualificação profissional e formação cidadã para jovens em vulnerabilidade social.
Entre os alunos, estão adolescentes de 14 a 17 anos do Programa Qualifica Jovem, que oferece cursos de Informática Básica e Avançada; cabeleireiro, design de sobrancelhas, barbearia e design de unhas. No Qualifica Polo, por meio do ensino a distância (EaD), jovens de 18 a 29 anos estão se profissionalizando por cursos como informática, noções básicas de administrativo e recursos humanos; noções de recursos humanos e fotografia digital.
Kauan de Oliveira é aluno do curso de barbeiro da FMIJ e falou sobre as mudanças na vida dele. “Eu ficava muito na rua até altas horas da noite. Depois que entrei pra cá, comecei a focar mais no curso do que ficar na rua. Foquei mais em aprender do que ficar à toa”, disse o aluno.
A mãe de Kauan, Adriana de Oliveira, também, falou sobre a importância da FMIJ na sua vida e do seu filho. “Essa fundação caiu como uma bênção na vida de Kauan e na minha também! Na fundação, fez novas amizades, conheceu outras pessoas. Está mais centrado, até mais amoroso. Vejo interesse nele muito grande. Ele não falta. A fundação tirou ele da rua e, agora, ele tem uma ocupação”.
— Às vezes, chego da faxina e não dá tempo direito e ele diz: pode deixar mãe. Vou almoçar na fundação. Ô, meu Deus, que bom! Assim como está sendo bom para o meu filho, tenho certeza de que vai ser bom para muitos outros jovens. Quero muito agradecer ao prefeito e ao presidente da fundação. Muito obrigada mesmo. Tirei meu filho da rua e, hoje, vejo incentivo muito maior no meu filho — ressalta Adriana.
O instrutor do curso de barbeiro, Ezequiel do Espírito Santo, destaca a oportunidade que a fundação oferece com os cursos gratuitos. “Essa oportunidade que eles estão tendo hoje eu, por exemplo, não tive. Tive que pagar o curso. Então, estou muito feliz por o projeto estar proporcionando essa oportunidade para eles hoje de estar fazendo o curso e crescendo. Daqui pra frente, com certeza, estarão atuando no mercado de trabalho”.
— É um sentimento de alegria. A gente trabalha todos os dias para isso: qualificar e, agora, temos portas para estar encaminhando nossos jovens para o mercado de trabalho e temos que ressaltar o trabalho do nosso presidente Leon Gomes, que não mede esforços para buscar parcerias para que nós possamos estar encaminhando nossos jovens para o mercado de trabalho — destaca o coordenador Raphael Carreira.
A coordenadora da FMIJ, Rita Fundão, destaca as experiências positivas que a FMIJ proporciona. “Aqui, como nós atendemos dos seis aninhos aos 29 anos, já vimos muitas situações em que acreditamos no potencial de todos em transformar suas vidas. Temos muitas histórias na fundação. Crianças que se tornaram adolescentes e que, hoje, são profissionais e que nós encontramos no mercado de trabalho com êxito, empoderamento e propriedade naquilo que faz”.