A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta sexta-feira (22) a última entrega dos kits Mãe Coruja, programa municipal de auxilio natalidade voltado para gestantes e puérperas que vivem em vulnerabilidade social.
No evento que aconteceu no Palácio da Cultura foram entregues 290 kits para as mães e seus filhos recém-nascidos, chegando à marca de 4 mil contemplados desde o seu lançamento, em abril de 2022. Nos eventos de entrega desde o início, a primeira-dama participou acompanhada do secretário da pasta, Rodrigo Carvalho.
O Mãe Coruja foi criado através de lei municipal do Prefeito Wladimir Garotinho. Os kits são compostos por bolsa, banheira, mamadeira, luva, boy, babador, casaquinho com capuz, toalha de banho, meias e macacão longo e curto.
"A gente não está somente dando os kits, mas garantindo o direito das mães e seus filhos. É uma lei que vai além do Governo Wladimir. Hoje, saber que esses kits serão assegurados a essas pessoas, muito nos alegra. Já era um desejo antigo que hoje é uma realidade na vida dessas mães que, muitas vezes, não têm condição financeira para comprar o enxoval de seus filhos", disse a primeira-dama, Tassiana Oliveira.
Grávida de trigêmeos, sendo dois meninos e uma menina, Tamires recebeu três kits. Para ela, que já tem três filhos, o enxoval vai fazer uma grande diferença na reta final da gestação. “Vai ser uma ajuda bem grande, porque são trigêmeos. É muita novidade pra mim, apesar de já ter três crianças. Eu trabalhava como autônoma, mas precisei me afastar por conta da gravidez. Imagina ter que comprar tudo para três bebes de vez? Ia ficar bem difícil”, explicou.
Mônica de Oliveira e Jeferson Coetano, do Parque Lebre, são pais da Ana Lua, de apenas dois meses de vida. O casal ficou surpreso com a quantidade de itens do kit. "Eu não imaginava que ele (kit) vinha completinho e fiquei surpresa. Como estamos com a nossa bebé muito pequena, o enxoval dela vai ficar completo agora", disse a mãe.
“Fechar o ano com 4 mil mães e filhos contemplados com o Kit Coruja é motivo de muita alegria para as equipes da SMDHS. O programa, que foi idealizado pelo Prefeito Wladimir e a primeira-dama Tassiana, foi feito com muito carinho e responsabilidade pelas equipes técnicas da secretaria, que pensaram em cada detalhe para compor o kit e entregar às mães nesse momento especial que é o final da gravidez e o nascimento do seu filho", disse o secretário Rodrigo Carvalho.
Ângela está na reta final da gestação, com nove meses. Para ela, com preço alto de alguns itens do kit, recebeu o material foi de grande importância. "Hoje, se você for ao Centro você não consegue achar algumas coisas do kit por menos de R$ 150 reais. Está bem dificil, mas com kit eu fiquei mais aliviada", contou a gestante Ângela Monteiro.
Para ser inserida no Programa Mãe Coruja e receber os kits, as mulheres gestantes e puérperas precisam ser cadastradas no Cadastro Único ou realizar a inscrição no momento que for solicitar o auxílio. Além disso, precisam ser referenciadas em uma das 13 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Durante o evento de entrega, as mamães também receberam informações do Programa Criança Feliz, que acompanha o desenvolvimento de crianças durante a primeira infância, de O a 6 anos, através de visitas domiciliares. Lançado em abril deste ano, o Criança Feliz já tem 1.600 famílias sendo atendidas.
Participaram do evento, a subsecretária adjunta, Grazielle Gonçalves; o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Firmino, e a coordenadora de benefícios eventuais da secretaria, Fatima Caldas.